Integrante das Oficinas Opcionais Da Vinci, a Oficina de Arquitetura Urbana Básica, dirigida às 5as e 6as séries do Centro Educacional Leonardo da Vinci, tem como meta a montagem, pelos alunos, de um bairro multicultural que utilizará, em sua consecução, o desenvolvimento de temas ligados à arquitetura, fotografia, habilidades manuais para trabalhar a madeira, eletricidade, iluminação etc.
Casa em Santa Teresa, em estilo italiano
Uma excursão a Santa Teresa e Domingos Martins possibilitou que os estudantes fotografassem casas de estilo italiano e alemão, bem representados naquelas cidades.
Casa em Domingos Martins, em estilo alemão
A partir das fotos os alunos irão desenhar as casas e construí-las, mantendo as proporções em relação aos demais componentes do projeto.
Antes da viagem, os alunos verificaram, na máquina fotográfica, os ajustes de abertura, velocidade, foco, fotômetro e sensibilidade.
O bairro, que será montado com essas casas, contará também com uma subestação para fornecimento de energia elétrica para a iluminação das ruas.
Ao término, os alunos terão trabalhado aspectos da arquitetura, cultura dos três países, marcenaria, fotografia, escala, tensão e potência elétrica etc.
Sala de Design e Tecnologia
Essa Oficina acontece na Sala de Design e Tecnologia, especialmente preparada pelo Da Vinci com ferramentas manuais e elétricas, bancadas, torno elétrico etc, para o exercício dessa modalidade de projeto.
O objetivo educacional é o desenvolvimento de atitudes para o aprendizado: a observação, a paciência, a atenção, os cuidados com o corpo e com os objetos e a integração dessas atitudes na produção motora.
Na fase atual, os alunos já prepararam a base da maquete, fixaram os pés e cortaram os "terrenos", onde ficarão localizadas as casas. No cruzamento das ruas, existirá uma rótula para o contorno dos veículos. Foram utilizados, até então,réguas, esquadros, serrotes, martelos, serra elétrica, compasso e outras ferramentas e recursos. A seguir, as bases foram pintadas, com a utilização de rolo de pintura.
Para a execução de uma peça, é necessário medir, colocar em esquadro, riscar, cortar e lixar bastante, para que a mesma fique com bom acabamento.
É preciso raciocínio na hora de marcar e muito esforço na hora de produzir. Os alunos demonstraram compreender perfeitamente as relações de proporção. O bairro será construído em escala 1:85.
A altura média das pessoas que irão compor a maquete (representadas por modelos em escala reduzida) está sendo considerada de 1,70 m.
Em Santa Teresa, durante o almoço no restaurante Mazzolin di Fiori, os alunos experimentaram pratos típicos da cozinha italiana como galinha ao molho pardo com arroz e polenta, agnolini, lasanha, cannelloni e outros. Em Domingos Martins, no Café Colonial Kaffeehaus, fizeram um lanche com chocolate quente, doces e fatiados de origem alemã.
Casa da família Lambert, em Santa Teresa.
Visitaram também a casa da família Lambert, em Santa Teresa, considerada como a primeira casa da cidade, construída há mais de 100 anos.
Em Domingos Martins, os alunos compareceram também à Casa da Cultura, que mantém um museu com peças antigas ligadas à cidade e aos seus habitantes.