Compreender o Corpo dentro do meio cultural, desmitificando-o como um instrumento meramente biológico e buscando significado nas experiências isoladas, é o objetivo da Oficina Filosofar do Centro Educacional Leonardo da Vinci, com o tema "O Corpo".
"Filosofar é ver o mundo de uma forma diferente a cada dia", diz a Professora Carla Jardim. Segundo ela, o mundo é pragmático e a Filosofia proporciona a reflexão e o questionamento do óbvio.
Através de textos, imagens e, sobretudo debates, as aulas vão proporcionar análises antropológicas que mostram as relações com o Corpo em diversas épocas da história e nas mais diversas sociedades.
Para a professora, "muitos são os motivos que definem os padrões estéticos. Um deles funciona na razão inversa ao que é comum. No século XV, durante a Idade Média, a população sofria com a escassez de comida, e os padrões de beleza eram pessoas mais gordas. Hoje os padrões são pessoas altas e muito magras, um perfil que corresponde a menos de 1% da população".
A partir do conhecimento, os alunos compreenderão o motivo de algumas angústias e até mesmo complexos em relação ao corpo, presentes em suas vidas. O corpo tem toda uma simbologia cultural e não se resume apenas ao biológico.
Ainda entre os temas a serem discutidos durante a Oficina, estão a estética ao longo do tempo, dietas, tatuagens, piercing, sexo e antropofagia.