Os estudantes que atrasam-se na devolução dos livros na Biblioteca do Centro Educacional Leonardo da Vinci podem pagar a multa com seu próprio trabalho, realizando funções simples, como selecionar notícias importantes nos jornais (clipping), organizar o acervo e ler alguns livros para fazer uma avaliação das obras.
A medida visa "mostrar ao aluno que um ato de irresponsabilidade pode ser pago com a responsabilidade de seu trabalho", explica a coordenadora da Biblioteca, Denize.
Os alunos "pagam suas dívidas" durante os recreios. Sávio, 4ª série I, Camila, Rafaela e Lorena, da 3ª série B, aprovaram a decisão da Escola. "A gente aprende mais as coisas", diz Camila. Para Lorena, o trabalho se torna uma diversão. "Eu gosto de ler. Adoro livros de ação e humor. Trabalhar na Biblioteca é divertido."
Os estudantes gostaram tanto da medida que já se disponibilizaram a ajudar, mesmo sem dever multa. "Se for preciso, a gente vai ajudar", afirmam.
No acervo de livros, encontram-se obras infantis, romances, enciclopédias, dicionários e livros didáticos. No vídeo clube, há coleções de História, Ciências, Geografia, Música, desenhos animados, filmes de entretenimento, entre outros.
Somente no primeiro semestre deste ano, foram locados 10.150 livros e 7.738 vídeos.