Os alunos da 5ª série I do Centro Educacional Leonardo da Vinci participaram, no dia 16 de outubro de 1998, de mais uma etapa da Oficina de Pesquisa, com o tema O Novo Código de Trânsito.
A Oficina, criada com o objetivo de ensinar as metodologias da pesquisa acadêmica, possui uma didática exclusiva para crianças e adolescentes, buscando incentivar o aluno na busca de seu próprio conhecimento. Segundo a professora Valéria, os resultados têm sido excelentes. "Os alunos começaram a construir textos próprios, sem copiar dos livros", afirma a professora.
Sobre a atual investigação, os estudantes aprenderam a buscar, de maneira correta e sistematizada, informações para entender as novas leis de trânsito.
O tema foi sugerido pela professora, e os próprios alunos chegaram à conclusão de que por se tratar de um assunto importante deveria ser estudado. "Na minha casa, eu converso com a minha mãe. Ela tem medo de perder mais pontos na carteira", disse Paula que, após ter estudado o Novo Código, acha que apesar de rígido, é necessário: "Se liberar mais, vai morrer um monte de gente".
Essa é a segunda pesquisa feita pelos alunos. A primeira abordou o tema Formação Étnica do Povo Brasileiro e teve como subtítulo O Preconceito, tendo sido selecionada pela Universidade Federal do Espírito Santo para participar da V Mostra Científica e I Expociência.
Os próprios alunos reconhecem que é de grande importância valorizar este tipo de trabalho nas escolas. O aspirante a "pesquisador" Vítor acha que já desenvolve bem melhor o texto e afirma que, quando estiver na faculdade, terá "muito mais facilidade que os outros".
A Oficina de Pesquisa procura desenvolver nos estudantes as habilidades de leitura, expressão, redação e síntese, fazendo com que o conhecimento seja atingido de forma mais racional e ativa.