Os alunos de francês da 7ª e 8ª séries do integral do Centro Educacional Leonardo da Vinci fizeram um delicioso estudo sobre a cultura francesa. A professora Lea, que coordenou o trabalho, dividiu o País em regiões, fazendo com que os alunos investigassem as peculiaridades de cada local.
O complemento da pesquisa se deu através da degustação de algumas delícias da cozinha francesa, preparadas pelo chef francês Laurent Joly e sua esposa Simone, proprietários da confeitaria Délices de France.
O casal descreveu aspectos singulares da cultura gaulesa, enfatizando sua influência no Brasil. Laurent lembrou que em seu país "cozinhar é uma arte", por isso a cozinha francesa ficou tão conhecida no mundo inteiro. "Para os franceses o ato de se alimentar é um ritual."
Uma das curiosidades apresentadas foi a história do croissant. A massa tem o formato de meia-lua e surgiu quando um califa muçulmano visitou o rei da França, e este pediu a seus confeiteiros para criarem uma especialidade em homenagem a seu convidado. Um cozinheiro austríaco, que fazia parte da equipe de criados, inspirando-se na bandeira turca, inventou o croissant.
Laurent e sua esposa presentearam os alunos com uma apostila contendo informações e curiosidades sobre a França, além de algumas palavras de origem francesa muito utilizadas no vocabulário brasileiro.
"Esses eventos aumentam o nosso conhecimento", observou a aluna Gabriela, 7ª série, ressaltando a importância do aprendizado de culturas estrangeiras.