Os alunos da 7ª série do Centro Educacional Leonardo da Vinci visitaram, no mês de setembro, a cidade de Santa Teresa, interior do estado do Espírito Santo.
A cidade foi escolhida por ter tido colonização italiana e cultivar as tradições daquele país.
A excursão faz parte de um projeto desenvolvido pela professora de italiano Mônica e proporcionou aos alunos um maior contato com os costumes e a cultura dos descendentes daquele povo.
Os estudantes puderam conhecer a arquitetura, a alimentação, as danças e os costumes típicos. Conheceram a fábrica de cerâmica e visitaram o Museu de Biologia Mello Leitão, sobre o qual desenvolveram uma pesquisa.
A partir do passeio, os alunos puderam levantar o que gostariam de desenvolver nas aulas de italiano.
Projeto de Italiano: Excursão a Santa Teresa
Justificativa:
Sendo Santa Teresa uma cidade de colonização italiana que mantém muitos aspectos daquela cultura, naturalmente, e onde há um esforço da população para que a cultura e costumes dos imigrantes sejam mantidos, acredita-se que a atividade trará benefícios de informação e de formação do aluno.
Estabelecemos como objetivos amplos para a atividade propiciar ao aluno o contato com a população da cidade, sua cultura, costumes, aspectos econômicos, científicos e tradições locais, para que de posse de informações e vivências, cada aluno transforme a sua experiência em conhecimentos.
A preparação da excursão contou com palestras informativas sobre a cidade e os aspectos que seriam observados. E ainda com o contato com letras de músicas italianas que compõem o repertório folclórico do coral da cidade.
A organização da excursão, para que atendesse aos objetivos propostos, necessitou de contatos com segmentos culturais, instituições, indústrias e profissionais locais.
A excursão aconteceu atendendo às metas propostas: ida à indústria de cerâmica com maquinário e tecnologia italiana; visita guiada ao Museu Mello Leitão; apreciação do coral de música e danças folclóricas; refeições em restaurantes de comida típica; noite com sanfoneiro.
Além das atividades descritas, os professores que acompanharam a excursão organizaram atividades lúdicas e educacionais que propiciaram uma relação e clima harmoniosos com os imigrantes.
Os alunos pernoitaram na residência do Centro Educacional Leonardo da Vinci naquela cidade.
Professora Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton e Professora Mônica P. Simão