Setenta e dois alunos das 4ªs séries do Centro Educacional Leonardo da Vinci, acompanhados por seis professoras, um formando em medicina (ex-aluno) e os diretores do da Escola, estiveram em Campos do Jordão durante quatro dias. O motivo da viagem, muito especial, foi o término do Nível Fundamental.
No roteiro, além da observação da arquitetura e clima da cidade; visita ao Palácio do Governo, hoje museu que abriga em seu acervo obras de arte que são marcos do período Modernista; dia no Reino das Águas Claras, em Tremembé, local cortado por belo rio de águas claras e pedras roladas e ainda, com interessantes esculturas das personagens de Monteiro Lobato, feitas por artista local; manhã no Sítio do Pica-Pau Amarelo, em Taubaté, antiga sede da fazenda da família Lobato, onde os alunos foram recebidos por artistas caracterizados nas personagens do referido autor que "apresentaram" as esculturas do jardim em suas características físicas e psicológicas, descreveram o acervo do museu – peças da época em que lá viveu Lobato- e encenaram a peça teatral "O Gato Felix".
Foi muita emoção e aprendizagem! Mas, tudo começou há algum tempo...
Para os alunos, em fevereiro, quando adentraram nas leituras de obras e receberam informações sobre o cidadão Lobato. Nos encontros para conhecer o roteiro de viagem, o valor histórico dos locais e das obras a serem visitadas, as práticas sócio-educacionais - desde a arrumação da mala até convivência social saudável, passando pela interação entre colegas e profissionais que não do convívio cotidiano, fizeram parte do planejamento da excursão.
Para os educadores, antes, quando em grupos de estudo leram, discutiram e montaram o projeto.
Para os pais, desde quando os alunos passaram a levar para casa informações e pedidos para participar.
Certamente, um momento ímpar: alunos, profissionais da escola e pais, juntos, propiciaram-se uma rara experiência de vida.
Muitos elogios foram recebidos, orgulhosamente, a respeito de nossos alunos: conhecedores de obras de arte e de literatura; comportamento social positivo nos postos de paragem, hotel e lojas da cidade...realmente, só prazer.