Nestes 10 anos de existência do CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI, este foi o oitavo em que comemoramos o dia de São Patrício, no segmento de 1ª a 4a série.
Mas afinal, quem foi São Patrício e por que esta data está incluída no calendário das aulas de inglês?
Saint Patrick’s Day é um feriado irlandês que homenageia o missionário que converteu os irlandeses ao Cristianismo por volta de 430 anos d.C. Há controvérsias sobre seu local de nascimento, mas acredita-se que tenha sido na Escócia (por volta de 373 d.C.). Aos 16 anos, foi seqüestrado por piratas e vendido como escravo na Irlanda. Durante os seis anos que permaneceu em cativeiro, trabalhou como pastor de ovelhas e começou a ter visões religiosas que lhe permitiram encontrar uma maneira de fugir num navio que ia para a França, país onde se tornou padre e mais tarde bispo.
Aos 60 anos de idade, São Patrício voltou à Irlanda decidido a pregar o Cristianismo e a acabar com o paganismo. Como os irlandeses não conseguiam entender o significado da Santíssima Trindade, Patrick usava um trevo de três folhas como metáfora para explicar o conceito de Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).
Na América, Saint Patrick’s Day é basicamente tempo de usar a cor "green" (que representa o trevo) e de se divertir. A primeira celebração de São Patrício feita pelos imigrantes irlandeses foi em Boston, Massachusetts, em 1737. Atualmente, mais de 100 cidades americanas comemoram estes dia com desfiles e muitas brincadeiras, que incluem "leprechauns" (duendes que fazem parte do folclore irlandês) – guardiões do pote de ouro que se encontra no fim do arco-íris.
Nossa intenção educativa na Escola é permitir que as crianças vivenciem um pouco de outras culturas enquanto estabelecem um paralelo com a nossa cultura. É também pela compreensão de outras realidades que passamos a compreender melhor a nossa própria realidade.
Essa "vivência" teve como culminância o dia 17 de março quando todas as turmas de 1a a 4a série saíram pela Escola à procura do trevo de três folhas que lhes permitiria receber como prêmio algo "yellow" que representa o ouro do fim do arco-íris. A cada ano que passa as crianças querem saber mais e mais sobre esta e outras datas comemorativas, o que dá a nós educadores a oportunidade de aprender sempre mais junto com elas.