Os alunos das 2as Séries estão estudando TIPOS DE VEGETAÇÃO com as professoras nas disciplinas de Português e Ciências - Eliana, Joanilda e Mara. No conteúdo em estudo estão incluídas pesquisas sobre a Mata Atlântica, o Pantanal, o Cerrado, a Caatinga, Ecossistemas, etc.
Os alunos da 2ª série I, na Oficina de Artes Da Vinci, orientados pelas professoras Liza e Silvia, puderam externar parte do que perceberam a partir dos estudos nas salas de aulas, representando através de modelos o meio ambiente, ecossistema, equilíbrio ambiental, etc. Utilizando argila, massa, tintas e outros materiais, reproduziram os animais, árvores e paisagens trabalhadas.
Importante é a fusão da consciência de preservação com o instrumento utilizado para a representação. Assim, na Oficina de Artes do CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI, os alunos puderam, através dos sentimentos despertados pelo artístico, exercitar a necessidade da preocupação com o futuro, constantemente ameaçado pelos próprios homens.
Conforme pode ser observado nas declarações de alguns alunos, seus pensamentos em relação à preservação do espaço em que vivemos já estão bastante sedimentados, mesmo em seus 7 ou 8 anos de idade.
Nina está fazendo trabalho sobre ecossistema e usa argila, tintas, "muitas coisas".
Está fazendo um peixinho e uma cobra.
"Se os homens não cuidarem, os animais vão estar extintos daqui a poucos anos".
Ana Valentina disse: "Estamos fazendo trabalho sobre o ecossistema. A gente está fazendo a relação do homem com a natureza, animais e vegetais".
Juliana: "Estou fazendo trabalho sobre ecossistema e uso argila. Meu trabalho é sobre a relação do homem, das plantas e dos animais".
Pedro e Rodrigo estão fazendo trabalho sobre Caatinga, "que é um tipo de vegetação normalmente encontrado no nordeste", disse Pedro.
Érico: "Estou fazendo um trabalho sobre animais em extinção. Uso argila, tintas, espátulas, muitas coisas. Estou fazendo um jacaré-de-papo-amarelo, que é um animal do Brasil e que está em extinção. Esse trabalho é para ver se as pessoas aprendem a cuidar dos animais porque senão daqui há alguns anos eles vão estar todos extintos, no mundo todo".
Obs: Érico disse que nunca viu um jacaré.
Rebeca, à direita, está fazendo um trabalho sobre animais em extinção. Já fez uma tartaruga e agora vai fazer um lobo-guará. "Todos os dois estão em extinção. Se os homens continuarem a matar os animais e a colocarem fogo nas matas, eles vão levar tudo à extinção e muitas pessoas que não viram os animais nunca vão ver. No Pantanal ainda tem lobo-guará e no Cerrado também.
Se some um animal como um sapo, fica muito inseto acumulado e as garças morrem."
Na foto, Érico está fazendo uma tartaruga de argila.
Isadora, à direita, está fazendo trabalho sobre tipos de vegetação. "Estou usando argila, galhos de árvore, massinha e areia.
A árvore que estou fazendo é do Cerrado. As árvores do Cerrado são tortas.
Algumas árvores também estão em extinção porque os homens estão derrubando e não estão reflorestando. Aí as árvores estão acabando e algumas vão estar em extinção".