Em maio de 1999, o CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI comemorou o Dia das Mães oferecendo às mesmas um chá com música ao vivo, sendo mostrados, na ocasião, trabalhos produzidos pelos alunos de 1ª a 4ª Série, na Oficina de Artes do Da Vinci.
A parte gráfica do convite foi elaborada pelo aluno Wilson, do 2º ano Integral. Seu desenho, exposto a seguir, é ligado a um pensamento como: "Dentro do mundo havia um coração ... O filho procurando no ninho, um pouco de amor ...", palavras do Wilson que divagou enquanto mostrava o trabalho.
A mostra reuniu peças que utilizaram técnicas variadas em sua confecção. Todos os quadros foram montados em molduras que valorizaram o trabalho sem, no entanto, tirar seu brilho próprio.
Os alunos exercitaram sua criatividade através do uso de materiais diversos, cores e temas de sua escolha.
As professoras da Oficina de Artes conduziram o trabalho, deixando que os alunos concebessem as idéias, selecionassem os assuntos e as cores e, efetivamente, produzissem os quadros, esculturas e outros.
Cada série trabalhou um tema específico em Artes:
1as Séries, "As Cores";
2as Séries, "A Arquitetura";
3as Séries, "A Pintura" e as
4as Séries, "A Escultura".
Aos trabalhos, os alunos anexaram frases de sua autoria, referidas aos temas trabalhados.
Pedro Henrique, da 2ª Série Integral falou: "A arquitetura mudou muito com o tempo. Na época da arte Gótica os arquitetos construíram várias igrejas altíssimas, porque eles acreditavam que assim as pessoas ficariam mais perto de Deus. Eu gostei muito de aprender sobre arquitetura e de fazer a minha casa".
Nina, também da 2ª Série Integral, disse: "Antigamente o homem morava em cavernas, sem nenhum conforto. Depois o homem foi evoluindo e construindo vários tipos de moradia. Mais ou menos em 1.200, o homem já estava tão evoluído que ele foi capaz de construir igrejas altíssimas, com mais de 42 m de altura. O homem primitivo não se preocupava com sua moradia. O homem atual se preocupa muito com a sua casa ou prédio. As casas são construídas perto de árvores ou em frente ao mar".
Livia, da 3ª Série B, comentou: "A pintura é uma forma de expressão muito bonita, que transmite alegria e também tristeza. O mundo, sem a pintura e sem a cor não seria nada. Já pensou o mundo sem a cor ? Eu adoro trabalhar com os pintores e seus trabalhos".
Da Eliza, da 2ª Série B, ouvimos: "Numa casa precisa ter porta para entrar, janela para ventilar, cozinha para fazer o almoço, banheiro para tomar banho, etc. A Arquitetura é a arte de construir".
Sobre pintura, que foi seu trabalho, Anna Karla da 2ª Integral explicou: "Tarsila do Amaral pintava quadros muito diferentes. Ela pintava as coisas do Brasil. A cor azul nos transmite a sensação de frio. A cor amarela nos transmite a sensação de quente".
Cerca de 300 trabalhos foram expostos. A seguir uma pequena seleção mostrada em dimensões reduzidas. Para ver em maiores dimensões, clique sobre a imagem.
Bumba-meu-boi, em argila.
Pintura em tela com técnica mista
Pintura sobre eucatex com aplicações
Sol em argila com raios em latão.
Pintura sobre prato plástico
Cabeça em argila com raios em latão
Pintura sobre eucatex e relevo em tecido
Pintura sobre eucatex com textura
Cesta com mosaico em pintura