Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
Pintando os sons...
10/08/1999 · por Victor Humberto Salviato Biasutti

Em junho/99, os alunos das 2as séries do CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI, em aula na OFICINA DE ARTES, pintaram o que sentiram ao ouvirem música.

As professoras Liza e Silvia fizeram tocar uma música suave e calma (Here, there and everywhere, dos Beatles), e os alunos foram convidados a expressarem o que sentiam através da pintura de um quadro, cujos temas, componentes e cores seriam de sua própria imaginação.

Os sentimentos afloraram e as reações foram as mais diversas. O emocional fluiu e houve até choro, durante a audição, tamanha a emoção sentida.

Interessante notar como indivíduos diferentes usaram a mesma cor para expressar alguns sentimentos ou, em casos opostos, como o mesmo sentimento trouxe cores diferentes.

Algumas entrevistas com os alunos, enquanto faziam seus trabalhos, mostraram a maneira de cada um interpretar a música e de transportá-la para o plano imagético.

O trabalho mostra a importância das artes – nesse caso o desenho, a pintura e a música – na formação, no desenvolvimento e na fantasia dos indivíduos.

- Daniel, o que você está representando nesse quadro ?
- Uma pessoa ... um animal solitário.
- E por que você pensou nessa pessoa ... nesse animal solitário ?
- Porque a música que tocou para a gente imaginar era triste.
- Que cores você usou ?
- Eu usei vermelho, azul e um pouco de preto.

Bruno está fazendo um desenho, ao qual já deu um título: Proteção.
- Bruno, por que você imaginou esse desenho ?
- Porque esse daqui é o coração da minha mãe, e esse daqui, sou eu, dentro do coração da minha mãe.
- Por que você pensa que a sua mãe tem a ver com a cor azul (pintou o coração de azul) ?
- Porque ela gosta, né !
- A música que tocou ajudou você a fazer o desenho ? Como ?
- Ajudou. Ué, a música que passou era de tristeza e eu coloquei a tristeza.

- Lúcio, o que significa o seu desenho ?
- O meu desenho, eu fiz uma paisagem bem bela, eu fiz linhas tranqüilas porque, pela música, a música não é agitada, é tranqüila, aí eu fiz linhas tranqüilas e formou uma paisagem.
- Como é o nome do seu trabalho ?
- Natureza.
- As cores que você usou são suaves ?
- Não, nem todas.
- Dê um exemplo de cor bem forte, uma cor que você sente que seja agressiva !
-Amarelo

- Kim, o que significa esse desenho que você produziu ?
- É ... tristeza.
- Mas, por que você fez um desenho que significa tristeza ?
- Ah! A música me dava tristeza quando eu ouvi.
- E por que você usou essas cores ?
- Ah! Porque são cores fracas, não são cores tão fortes.
- E as cores fracas são mais usadas na tristeza ?
- É.
- E as cores fortes ?
- Preto, amarelo, são mais ligadas ao lazer.
- O vermelho lhe lembra o quê ?
- Alegria, paz , amor.
- Então, cada cor lhe transmite uma sensação ?
- É.
- E cada música também ?
- Também.
- Com uma música calma, você faz um desenho ...
- Calmo.
- Se fosse uma música bem agitada, você faria ...
- Um desenho de rock.

- Vinícius, o que significa esse quadro que você pintou ?
- Uma pessoa chorando.
- Por que ela está chorando ?
- De tristeza.
- Por que você fez um quadro triste ?
- Porque a professora pediu para fazer um desenho alegre ou triste, como a música.
- E por que você usou essas cores e não, por exemplo, o amarelo ?
- Porque o amarelo á mais alegre.
- Essas cores que você usou (cinza, marrom, salmão) significam o quê ?
- Tristeza.
- Cinza é uma cor triste ?
- É.
- Você sente tristeza quando vê o cinza ?
- É.
- A música que tocou era calma ou agitada ?
- Calma.
- Quem é a pessoa que você desenhou chorando ?
- Uma pessoa qualquer.

- Juliana, o que você está fazendo ?
- A professora mandou a gente ... A gente veio para cá fazer um desenho, ela botou uma música e a gente fez um desenho, o que a gente sentiu com aquela música, ela botou uma música bem calma, eu fiz um desenho ...
- O que significa o seu desenho ?
- Eu fiz o desenho de uma moça na janela e ela olhando a chuva caindo.
- E quando você ouviu a música, você pensou em calma ou em tristeza ?
- Uma calma.
- Que cores você usou no seu desenho ?
- Eu usei o amarelo, o vermelho, o azul, verde ...
- Qual é uma cor que você acha que não é calma ?
- O preto.
- O preto lhe dá idéia de que ?
- De ... raiva !
- Você achou que o seu desenho ficou bonito ?
- Achei.

- Caio, você desenhou um coração. O que está escrito dentro dele ?
- Falando da música que a professora colocou para a gente ouvir, aí eu coloquei um coração, um menino cantando a música.
- Por que você deu o nome de Amizade para o seu quadro ?
- Porque eu senti na hora da música. É, amizade, aí eu coloquei um coração, que é a amizade.
- Quem é essa menina que está no quadro ?
- Uma pessoa qualquer, uma criança.
- E quem é o menino cantando lá dentro do coração ?
- Sou eu.
- E as cores ?
- Pra mim nem todas significam amizade, mas algumas.
























































E-mail cadastrado no site

Senha

Comentário


Comentar
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br