Atendendo a previsão e a organização da Viagem Acadêmica para as 5as séries, o CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI esteve, no mês de julho/99, em São Paulo, com 48 alunos, visitando locais onde conteúdos de sala e de vida se transversalizaram. Não fosse para aprendizagens outras, só as sociais justificariam a viagem. Em clima de satisfação e interesse, alunos e professores desfrutaram momentos de convivência e aprendizagem que só acontecem quando objetivos se apresentam bem definidos para os participantes.
ESTAÇÃO CIÊNCIA
Vivenciando, na prática, fenômenos da natureza nas várias plataformas interativas, os alunos tiveram a oportunidade de observar que esses fenômenos não são propriedades da academia e sim do cotidiano: o calor dilata os corpos; a energia se transforma; o som se propaga em ondas...
INSTITUTO BUTANTAN
Observando peças do museu (aparelhos e mobiliário) e répteis ao vivo e in vitro, onde Vital Brasil desenvolveu sua pesquisa em soros e vacinas anti-ofídicas, os alunos poderão, em futuro próximo, estar analisando o valor desse trabalho e seu interesse pelo mesmo.
Visite o site do Butantan:
www.spguia.com.br/butantan/index.html
MEMORIAL DO IMIGRANTE
A história é uma constante em nossas vidas. Os alunos puderam constatar essa verdade assistindo a uma palestra, observando objetos escolares e de transporte de variados momentos e lugares.
A transformação nada mais é do que uma adaptação às necessidades temporais/locais.
ZOOLÓGICO
O interesse dos alunos e o comportamento social naquele momento esteve acima de nossas expectativas. Nosso tempo para essa atividade foi menor do que o necessário e, no local, estavam mais de 50 escolas, representadas por muitos alunos. Conseguimos cumprir nossa programação em função da organização do nosso aluno para a atividade. Mais uma vez nosso aplauso para os alunos Da Vinci, que souberam SABER ESTAR.
SIMBA SAFARI
Diferentemente do Zoo, no Simba os animais vivem em ambientes mais próximos ao seu hábitat natural. Visitando o parque com instrutores especializados, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer sobre os hábitos dos animais que vivem naquele local.
Conviver por três dias cumprindo um programa pedagógico e social requer do aluno competências. Nos shoppings, restaurantes, museus e outros locais, tudo foi observado, analisado, avaliado e registrado pelos professores Baby, Marília, Valéria, Maria Helena e Pignaton. O trabalho continua, mas, certamente, a atividade trouxe para os participantes grandes aprendizagens.