Em 24de setembro de 1999, os alunos participantes do Projeto Habitar assistiram palestra sobre a instalação elétrica residencial, não explícita na apresentação do Projeto Habitar, mas dentro das atribuições que dizem respeito ao profissional de engenharia elétrica.
O nosso palestrante foi o prof. João Duarte Saleme de Sá, engenheiro eletricista e professor de Física do CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI.
Uma aula na escola do futuro: é assim que podemos definir a palestra que assistimos. Entre os recursos de apresentação, estavam: o telão com sistema de vídeo acoplado ao micro computador. Este por sua vez, estava conectado à internet. E, tudo estava integrado pelo simples movimento do mouse. O site da empresa Elektro - Eletricidade e Serviços S.A. - Área de Concessão - Estado de São Paulo, endereço na web: http://www.elektro.com.br, foi usado pelo prof. Duarte como recurso visual de apresentação, uma vez que o mesmo continha tudo que ele precisava e, ainda, um muito mais, incluindo até visão 3D do projeto elétrico de uma residência. Na medida em que o palestrante discorria sobre o tema, recursos visuais desse site eram usados para ilustrar e exemplificar. Dada a proximidade e convivência professor x alunos, a participação dos alunos se deu de forma natural, como em uma aula, onde os alunos realizavam suas intervenções sempre que necessário. Estávamos conectados com uma empresa de verdade, tratando de um assunto real, que todo cidadão deveria tomar conhecimento afim de evitar desperdícios e acidentes.
Os conceitos e conteúdos estudados em Eletricidade na Física, em Geografia Econômica e na Matemática eram anunciados pelo palestrante e contextualizados no projeto elétrico de uma residência que se apresentava, de forma simples e brilhante, estabelecendo conexão entre teoria e prática, mostrando aos alunos que os assuntos estudados na escola não estão dissociados da realidade. Basta ter o motivo, como projeto de uma residência, como prevê o Projeto Habitar, que os conteúdos logo anunciem sua utilidade prática. Podemos até afirmar que assim caminhará a educação dentro em breve, porém com os alunos interagindo com o professor em seus micros! O computador vai ser o lápis e o caderno do século 21, prevêem os especialistas.
Ficamos sabendo através dessa palestra, que o projeto elétrico possui uma linguagem própria constituída de símbolos que correspondem aos tipos de tomadas pontos de luz, interruptores, instalação de chuveiro e outros. Quanto mais tecnologia for agregada ao projeto elétrico, mais subdividido este será. Por exemplo: para se ter uma sala de som projetada, além do projeto de distribuição de energia com tomadas, pontos de luz, interruptores e outros, será necessário um projeto elétrico só para definir as instalação para o som. E o mesmo se repete para ar condicionado central, telefone e outras tecnologias incorporadas. Dessa forma, o projeto elétrico de uma residência constitui na realidade, num conjunto de projetos associados.
Por mais simples que seja o projeto elétrico, este deverá apresentar indicação para a instalação do poste para captação da energia da rua para a residência e do relógio para a leitura do consumo de energia. Essa energia captada é distribuída através da caixa de disjuntores, onde os ambientes são divididos de modo a não sobrecarregar a rede elétrica.
O palestrante veio, também, munido de interruptores, disjuntores, caixas de distribuição de energia, pedaço de tubulação para instalação elétrica, fios de diferentes diâmetro e utilidades, com suas cores específicas e outros objetos que são usados na execução de um projeto elétrico durante a construção de uma casa, e que eram repassados aos alunos para que pudessem socializá-los e manipulá-los.
O horário de verão que a partir de 02/10/99 será novamente implantado também foi abordado, expressando sua importância para a necessidade de se economizar energia, livrando o país de um apagaço - black out - por diluir o período de pico do consumo de energia.
O site da Elektro também traz dicas para se economizar energia. Foram usados a geladeira e o ar condicionado como exemplos para demostrar com a energia pode ser economizada, destacando que os aparelhos elétricos possuem etiqueta de consumo. Uma geladeira bem regulada é responsável por 30% do consumo de energia elétrica de uma família. A mesma deve ser instalada de modo que não haja bloqueios em suas laterais. Suas prateleiras devem permitir a passagem do ar. Deve-se evitar abri-la desnecessariamente. Não devemos usá-la como secador de roupas e tênis. Tudo em nome do melhor funcionamento deste eletrodoméstico e da economia de energia e do valor a ser pago na conta. Quanto ao aparelho de ar condicionado, sua instalação deverá se dar próximo ao teto, permitindo que ocorra o fenômeno da convecção: o ar frio, mais pesado desce, enquanto que o ar quente, mais leve sobe; tornando o ambiente mais agradável e contribuindo pela redução do esforço do aparelho e conseqüente redução do consumo.
Uma conta de luz também foi apresentada enfatizando o preço do kwh e o consumo de energia de uma família, bem como a taxa de 25% do valor do consumo cobrado em nosso estado para o custeio da iluminação pública.
Para encerrar, foram apresentados recursos hi-tec para quem pretende construir uma casa inteligente, que pode ser monitorada por um micro computador usando interruptores com chips de memória, iluminação automática para garagens acopladas ao funcionamento do portão automático, e ainda por cima decidindo por acender ou não de acordo com a hora do dia e outros recursos.
Foi uma experiência muito gratificante.
Só temos a agradecer ao nosso colega prof. João Duarte pela experiência proporcionada.