A consciência de que toda obra de arte surge e se desenvolve num contexto específico é indispensável para a compreensão das diferenças e semelhanças que nos permitem classificar a produção artística em escolas e períodos. Conceitos filosóficos e políticos - e suas conseqüências sociais e econômicas -, bem como a evolução dos conhecimentos técnicos e científicos disponíveis, naturalmente se refletem na produção de cada época."
Não fosse o recurso da fotografia, Mona Lisa não seria tão conhecida em todos os cantos do mundo...
... e assim, do interesse dos alunos, implementou-se há 6 anos a Oficina de Fotografia no CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI. Atividade oferecida para os alunos do 1º ano Integral, onde conhecimentos e sentimentos artísticos se estabelecem, a oficina propicia através de diferentes procedimentos desde aprendizagens técnicas - máquinas fotográficas, revelação, ampliação - a estéticas: a escolha de modelos, seleção, aplicação.
Na aula da Oficina de Fotografia de 16 de fevereiro de 2000, os alunos participaram de uma palestra sobre o assunto, proferida pelo professor Walace Fernando Neves, da Universidade Federal do Espírito Santo.
Tal palestra aconteceu na Sala de Leitura Machado de Assis, do Da Vinci, a convite das professoras da Oficina de Artes.
O professor Walace falou aos estudantes sobre aspectos técnicos das máquinas e lentes, dando ênfase, no entanto, à fotografia como arte, desenvolvendo o gosto artístico, o campo afetivo e educação do sentimento.
Abordou também a técnica da fotografia e sua utilização no meio de comunicação e no mercado de trabalho.
Utilizando-se de várias fotos como modelo, falou da composição, dos planos, do destaque dos motivos, da importância dos fundos, etc.
Através de dinâmicas realizadas com os alunos, diferenciou as composições simétricas e assimétricas, os efeitos causados pelas fotos com arranjos na horizontal e na vertical, a liberdade de cada um ao acionar o disparador da câmera e a necessidade de se fazer a foto com amor e consciência, pois o momento é único.
Fica a certeza de que os alunos, ao utilizarem a máquina fotográfica, registrarão imagens com mais sensibilidade e convicção.