Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
Todo Brasileiro É Louco Por Carro
22/02/2000 · por Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton

O automóvel tem exercido grande fascínio sobre o consumidor ao longo deste século. Um fascínio sem fronteiras, presente tanto no privilegiado comprador norte-americano, com mais de 30 marcas à disposição, como no soviético, capaz de esperar pacientemente por dois anos na fila para ter acesso a um simples modelo compacto. Automóvel, síntese de status social e materialização do direito de ir e vir, conceitos que se espelham em mais de 35 milhões de unidades vendidas por ano em todo o mundo e fizeram a frota total dos cinco continentes chegar aos 420 milhões de veículos de passeio. Seu surgimento e, mais tarde, sua produção através da introdução do conceito de linha de montagem (produção em série) foram responsáveis pelo surgimento de uma nova sociedade de consumo.

Tendo como objeto central o automóvel, o Projeto "Todo Brasileiro é Louco por Carro" busca desenvolver nos alunos uma consciência crítica em relação ao uso racional do automóvel, através do estudo do seu impacto em nossa sociedade, das formas de aquisição, das marcas e modelos existentes no país e da legislação de trânsito vigente.

Em 16 de fevereiro de 2000, professor João Duarte, coordenador desse trabalho, apresentou o Projeto aos alunos em grande estilo. Numa quadra da Escola, tendo como recurso o mais recente lançamento da FIAT, o BRAVA, cedido pela Podium, Concessionária FIAT em Vitória, o professor apresentou um motor com a naturalidade de quem apresenta um grande amigo. Pudera! Ele é brasileiro, como seus alunos, e todo brasileiro é louco por carro.

Softwares da FIAT e da FORD ilustraram a apresentação, possibilitando uma visualização de itens de segurança ativa e passiva, tipos de acabamento, motor, características técnicas do modelo FIAT e funcionamento do novo motor da FORD, baseado na tecnologia ZETEC, desenvolvida na Fórmula 1.

Um protótipo de um motor V-8, em acrílico, também utilizado na aula primeira, permitiu aos alunos uma perfeita visualização do ciclo de trabalho de um motor.


Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos significarão conhecimentos realizando atividades de leituras reais, práticas e teóricas, construindo conceitos que lhes permitirão saber e fazer:

Como funciona um automóvel;
Etapas de sua produção;
Preço real de um automóvel (tipos de seguro, taxas de licenciamento, custo de manutenção, depreciação, etc.);
Funcionamento do mercado de carros usados em Vitória;
Carteira de Habilitação – requisitos para obtê-la;
Técnicas de primeiros socorros em caso de acidente;
Piloto profissional: o exercício dessa atividade;
Justiça Volante: como funciona;
Planos da Prefeitura de Vitória para humanização do trânsito em nossa cidade.

O ensino-aprendizagem por meio de projetos busca respostas para problemáticas reais, onde o tema tratado tem como função básica o sentido da globalização, conhecimento relacional, propiciando aprendizagens significativas e como conseqüência úteis, porque utilizáveis, ao cidadão.

Professores e alunos tornam-se co-partícipes, fato que transforma o ensino-aprendizagem em motivação e satisfação para ambos.

E-mail cadastrado no site

Senha

Comentário


Comentar
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br