O CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI, acreditando na música como uma das linguagens que possibilitam o desenvolvimento da capacidade humana de expressão, tem incentivado várias atividades musicais dentro da própria escola. Dando seqüência ao trabalho iniciado pela Oficina de Música nos anos de 1998 e 1999, e desejando ampliá-lo, foi criado o "Centro Musical", um novo espaço, mais amplo e com melhor infraestrutura, que tem como objetivo oportunizar aos alunos e a toda a comunidade DA VINCI (pais, mães, irmãos, professores e funcionários) a aprendizagem de um instrumento musical.
Na foto, mãe de aluna em aula de flauta.
As aulas do Centro Musical DA VINCI são realizadas em horários extraclasse e os alunos podem escolher o instrumento musical que desejam aprender: piano ou teclado, violão, violino, flauta transversal, trompete, clarinete ou saxofone. Além da aula de instrumento, é oferecida a aula de "Fundamentos da Música", momento para o contato dos alunos com diversas outras questões referentes à música, como os conceitos fundamentais da linguagem musical, elementos de história da música, apreciação musical e tecnologia aplicada à música.
"Conversas" musicais com os alunos.
"Conversas" musicais com os alunos.
O estudo de um instrumento musical propicia o desenvolvimento de diversas habilidades, tanto individuais -a concentração, a técnica de execução, a disciplina para o estudo, a percepção auditiva - quanto coletivas. Tocar em conjunto talvez seja uma das atividades que mais podem contribuir não só para o desenvolvimento do pensamento musical, mas para a formação de atitudes positivas para o trabalho coletivo.
O prazer de tocar um instrumento, de que falam os grandes instrumentistas, é também acessível aos pequenos músicos. As crianças se encantam por este ou aquele som... e iniciam sua incursão pelo universo musical. Para os jovens estudantes, é a oportunidade de aprender a traduzir em sons suas emoções.
Música: arte e linguagem. Sons e silêncios como matéria prima do Belo. Sons e silêncios como elementos de expressão humana. Da música instrumental às canções, de Bach a Chico Buarque de Holanda, de Villa-Lobos a Caetano Veloso, de Wagner aos Beatles, o Centro Musical DA VINCI pretende ser uma espaço para a música, ou melhor, para as músicas, compreendendo e valorizando a diversidade da expressão musical mundial e brasileira.
"Som dos anjos, dos astros, dos deuses, dos demônios; música dos homens, das musas, das máquinas. (...)
A música ensaia e antecipa aquelas transformações que estão se dando, que vão se dar, ou que deveriam se dar, na sociedade." José Miguel Wisnik