Desde o início deste ano, os alunos do CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI estão tendo uma oportunidade diferente para conhecer a cultura de diversos países do mundo.
"A Cultura através da Gastronomia", projeto que integra a Biblioteca, a Oficina de Artes, o Setor de Alimentação e a Cozinha Experimental, tem como principal objetivo despertar nos alunos a curiosidade pela cultura – arte, religião, costumes – de diferentes povos, em várias regiões do mundo.
O Projeto se iniciou com "O Sudeste da Ásia" - Índia, China, Paquistão, Indonésia e Japão foram os países abordados em fevereiro.Em seguida virá a Itália, no mês de março, e, em abril, Brasil e Portugal.
A gastronomia: no refeitório do Da Vinci estão expostos posters e, periodicamente, são servidos pratos típicos de alguns desses países.
Mostra dos objetos aos alunos
As exposições: a Sala de Leitura "Machado de Assis" é o local reservado às exposições. Durante o mês de fevereiro, a exposição "Sudeste da Ásia", idealizada e apresentada por Maria Brunella Biasutti Pignaton – cuja cultura sobre todos esses países é resultado de seu contato com pessoas de diversos lugares do mundo, nas escolas internacionais em que estudou - reuniu objetos, móveis, roupas e acessórios fabricados manualmente e com um nível impressionante de refinamento artístico.
À esquerda, vestido indiano para festas. À direita, sári indiano utilizado diariamente ou em festas. São roupas confeccionadas e bordadas manualmente.
Trabalho manual em madeira de Bali, Indonésia, com figuras representando deusas.
Xícara em porcelana fina, cujo fundo, contra a luz, mostra a imagem de uma japonesa.
Flor em resina, produto da Indonésia, produzido a mão.
Colete e boné indianos, trabalhados em paetês de metal, confecção e bordado manual.
Tamancos em madeira, couro e seda, da Indonésia, produzido manualmente.
Vasos chineses em cloisonne, feitos a mão.
Desde a 1ª série do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, as turmas visitaram a exposição com interesse e curiosidade. Para cada visita, Maria Brunella apresentou uma palestra trazendo para os alunos, além de informações geográficas, políticas e culturais, curiosidades sobre o modo de vida das pessoas e as técnicas que utilizam na fabricação de roupas e objetos.