Tudo começou com a leitura do calendário, num dos primeiros dias letivos de 2000.
Os alunos do Infantil IV Integral do CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI notaram, então, os símbolos das diversas fases da lua. E não faltaram perguntas, que desencadeavam hipóteses e novas perguntas:
"O que são esses símbolos?"
"Por que, a cada dia, vemos a Lua de jeitos diferentes?"
"O que são fases da lua?"
"Por que não vemos a Lua durante o dia?"
"Mas... às vezes vemos... Por quê?"
"Para onde o Sol vai durante a noite?"
"Será verdade que ele vai para o Japão?"
"Por que existe o dia e a noite?"
Partindo da curiosidade dos alunos, de suas perguntas e hipóteses, das polêmicas que algumas respostas causavam, foi se delineando o projeto de trabalho sobre o Sistema Solar. Diversas atividades têm sido propostas pela professora Ana Lúcia Lombardi, que orienta o grupo em suas descobertas. Aos poucos, o grupo vai desvendando os "mistérios" do Sistema Solar. Empenhados em satisfazer a sua curiosidade, os alunos coletaram informações: buscaram livros, gravuras e fotos, assistiram a filmes e realizaram diversos experimentos. O dia e a noite no Planeta Terra foram "simulados" utilizando o globo terrestre e uma lanterna.
Para observar o Sol, os alunos confeccionaram os "óculos de radiografia". Essa experiência foi também registrada pelo grupo: cada aluno pôde desenhar o "acontecimento".
Privilegiando ainda o desenvolvimento de capacidades de compreensão da língua, foi desenvolvido um texto coletivo:
"O SOL"
O Sol é uma estrela de tamanho médio. Ele é chamado "Bola de Fogo". Ocorrem explosões no Sol por causa dos gases. O Sol é muito quente e faz muito calor, lá as pessoas morrem.
Os raios do sol atingem os planetas. Na Terra com a claridade do sol, aparece o dia.
Os planetas que ficam mais perto do Sol são mais quentes que a Terra. Os planetas que ficam mais longe do Sol são mais frios.
Quanto mais longe do Sol mais escuro fica.
(Texto coletivo elaborado pelo Infantil IV/I e transcrito pela professora)
O Projeto de trabalho com o Infantil IV inclui também a vivência artística. Nas artes visuais, os alunos estão confeccionando o sol em papel machê. O próximo trabalho será a lua, em argila.
Nas aulas de Música, as canções também se relacionam ao Projeto. O grupo produziu um arranjo instrumental para a música "A Lua", do grupo MPB 4 e está ensaiando uma coreografia para a canção "A dança dos movimentos da Terra".
O trabalho continua com mais experiências e busca de informações sobre a Lua, a Terra e os demais planetas, incluindo a visita ao planetário, planejada para os próximos dias.