PRESERVAÇÃO I
PRESERVAÇÃO II
PRESERVAÇÃO III
Sob esses títulos, o CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI foi citado no jornal A GAZETA de 13 de abril de 2000, Caderno 2, Hélio Dórea, por estar desenvolvendo com seus alunos projeto denominado DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DA HUMANIDADE, nesse caso contemplando as cidades de Ouro Preto e Congonhas, para onde viajam há diversos anos os estudantes das 8as séries.
A intenção desse projeto é fazer com que grande número de pessoas assuma a particular responsabilidade de lutar pela preservação do nosso patrimônio que, além de brasileiro, é também de toda a humanidade.
Embora estejamos trabalhando bastante no projeto, com o engajamento verdadeiro de vários alunos e professores, não estamos recebendo a esperada adesão e, conseqüentemente, ainda não pudemos enviar nosso Livro de Visitas às autoridades, instrumento através do qual pretendemos mostrar a todos que os cidadãos brasileiros se importam e se interessam em defender nossos símbolos, nossas obras, nossa grandeza.
A seguir, na íntegra, o texto de A GAZETA.
PRESERVAÇÃO I
O Centro Educacional Leonardo da Vinci quer incentivar a preservação do patrimônio histórico e cultural de Ouro Preto e Congonhas. Lançou, com esse objetivo, um site na Internet, onde constam, entre outras informações, fotos sobre os estragos humanos causados no dois locais. Visitem e vejam: http://www.davinci.g12.br
PRESERVAÇÃO II
A intenção é usar o site como espaço para que os interessados mandem mensagens sobre o assunto. As mensagens, reunidas numa espécie de livro de ouro, serão enviadas às autoridades, escolas e às entidades nacionais ligadas à preservação do patrimônio histórico e cultural brasileiro.
PRESERVAÇÃO III
O projeto do Leonardo da Vinci surgiu de um programa de viagens para os estudantes desenvolvido pela escola. Os alunos foram até Minas Gerais para ver de perto a história que estudaram nos livros, viram a triste depredação e quiseram ajudar na conservação. Imaginem que ótimo se essa moda pega entre as escolas capixabas? Por aqui existem belíssimas construções históricas mal conservadas.
Além do projeto citado, o Leonardo da Vinci vem aplicando parte dos seus esforços em programas destinados à sociedade.
Na televisão, o programa Minuto Ecológico vem trazendo informações sobre os animais e seus modos de vida. Na preservação da memória, estamos desenvolvendo o projeto Igrejas, Capelas e Oratórios no Município de Santa Teresa . Na música de nossa terra, o Da Vinci apoiou o maestro Maurício de Oliveira patrocinando o CD Violão Corpo e Alma. Divulgando nosso artesanato, os alunos participaram do projeto Raízes Capixabas. Com uma Gincana Cultural Beneficente, pudemos, em 1999, estar próximos aos alunos da instituição Lar Jesus Menino - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4. Em 1994, cerca de 500 alunos do Da Vinci pesquisaram e produziram o livro CONHECENDO O ESPÍRITO SANTO, com informações diversas sobre história, geografia, economia, cultura, artes e outros temas dos municípios de Vitória e Santa Teresa. Apoiando os escritores que surgem, o Da Vinci patrocinou os livros A Unidade do Todo e Ensaios de Taxidermia de Gabriel Menotti Gonring.
Acreditamos ser essa uma parte de nossa missão.