No desenvolvimento do Projeto Interdisciplinar Português-Ciências, que norteia o trabalho pedagógico das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental do CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI, "Vegetação" é o tema principal dos estudos realizados pelas 2as séries durante todo o ano letivo. Contemplado tanto em textos informativos quanto literários, entre outros, o assunto possibilita pesquisas e discussões relacionadas aos tipos de vegetação e sua importância na relação homem/natureza.
Dentro do vasto tema, a Mata Atlântica é eleita como foco de aprofundamento das pesquisas. As características dessa mata – fauna e flora, solo, água, temperatura, etc. – são abordadas em sala de aula, através de diversas atividades realizadas no cotidiano escolar.
Para complementar as informações aprendidas, chega o momento de ver de perto o que seja uma floresta. No mês de junho de 2000, os alunos foram à Reserva Biológica de Duas Bocas; a excursão é programada com o objetivo de oportunizar o contato direto dos alunos com a Mata Atlântica.
A Reserva Biológica de Duas Bocas é um pedaço de quase 3000 hectares de Mata Atlântica localizado em Cariacica – ES; seu nome é o mesmo da represa que ali se forma pelo encontro dos rios Panelas e Inaiá-açu.
Composta tanto de mata resultante de reflorestamento quanto de uma parte de mata primária, a Reserva é estruturada para atender a pesquisas e estudos profissionais, mas também desenvolve um Programa de Educação Ambiental Controlada, através do qual as crianças puderam visitar o espaço, que não é normalmente aberto à visitação pública.
Chegando à Reserva, os alunos foram recebidos por um funcionário do IDAF, responsável por guiá-los na excursão pela mata. Depois de assistir a uma palestra, em que se apresentaram slides sobre a Reserva, os alunos foram visitar o Museu da Reserva; ali se exibem, empalhados, animais que foram apreendidos de caçadores ou atropelados nas imediações da Reserva.
Em seguida, foi a hora de entrar na mata. Durante a caminhada, foram abordadas questões como a importância da Represa de Duas Bocas; a reciclagem da matéria orgânica e sua importância para a manutenção da mata; a importância da cobertura vegetal em relação ao solo e a água; e os problemas enfrentados para a preservação da Reserva, devido à proximidade com a cidade e à existência da caça e da pesca predatórias.
Acompanhados dos professores, coordenadora, segurança da escola, monitor da Reserva e dois guardas florestais, os alunos percorreram uma parte dos sete quilômetros de trajeto acessível, pela Trilha da Represa Velha, em uma caminhada de meia hora mata adentro, entre os cedros, ipês, jacarandás e jequitibás: oportunidade de viver a sensação de estar bem no meio da floresta.