Muito se tem falado sobre a premência de preparar os jovens para a cidadania - o exercício consciente e responsável da vida democrática. Auxiliando-os a desenvolver um pensamento crítico, criando-lhes condições para um aprendizado que permita um entendimento da realidade social, a escola pode estar contribuindo para que se façam as mudanças possíveis em direção à superação dos desafios atuais de nossa sociedade.
Dessa perspectiva, torna-se visível a relevância dos estudos sociológicos no Ensino Médio. O vínculo dessa etapa da educação escolar com o mundo do trabalho e a prática social, nos quais a formação ética, a autonomia intelectual e o pensamento crítico são imprescindíveis, provocou as reflexões que levaram à implantação da Sociologia no currículo do CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI.
Desde o início do ano letivo de 2000, os alunos das 1as e 2as séries do Ensino Médio têm um horário semanal reservado à aula de Sociologia.
O trabalho gira em torno de temáticas atuais como trabalho, desemprego, desigualdades sociais, diferenças culturais, violência. Leituras e discussões, reflexões e construção de conceitos-chave das ciências sociais são oportunizadas através de metodologias e dinâmicas diversas.
Para os alunos, já é clara a importância da nova disciplina em sua formação. Gabriela Miranda, do 1º C, acredita que as aulas de Sociologia são "uma forma de você entender melhor e poder expressar a sua opinião sobre as coisas que estão acontecendo na sociedade". "Na minha opinião", diz Rodrigo Abelha, do 1º ano A, "Sociologia é essencial para a formação de uma opinião própria para o ser humano. Em Sociologia, conhecemos, compreendemos e refletimos sobre os problemas sociais do nosso dia-a-dia. (...) Gosto muito das aulas de Sociologia pelo fato de elas serem muito ‘ativas’, ou seja, muitos debates, etc. "
Para Karen, do 2ºI 2, as aulas provocam muitas reflexões e discussões no grupo, mesmo depois do final da aula: "A aula cria a maior polêmica, depois os alunos continuam discutindo os assuntos da aula." A aluna Manoela Magalhães, do 2ºI 1, também atribui importância às aulas de Sociologia; ela fez a "ponte" com o vestibular: "a Sociologia vai ajudar a gente a entender questões como política e economia, assuntos que também estão presentes nos temas de redação do vestibular."
Para o professor da disciplina, Flávio Marcos Silva Sarandy, a Sociologia nos leva à compreensão do quanto há de dependência onde vemos liberdade, do quanto há de diferença onde pensamos homogeneidade e do quanto há de hierarquia quando insistimos em ver igualdade. A importância está, então, em "rasgar os véus das representações sociais e compreendê-las sob uma nova ótica, elas próprias como produtos sociais."