Durante toda a sua trajetória escolar, os alunos do DA VINCI têm contato com diversas modalidades esportivas, através das quais desenvolvem as habilidades pertinentes a cada faixa etária. Trabalhando para a concretização do objetivo institucional de desenvolver a expressão e formação desportiva dos alunos, a equipe de professores de Educação Física busca oportunizar o gosto, o desenvolvimento de potencialidades e o aperfeiçoamento técnico nas diversas modalidades, considerando as opções individuais dos alunos.
Do Infantil à 4a série do Ensino Fundamental, privilegia-se o desenvolvimento das habilidades básicas. Da 5a à 8a séries, os alunos passam por todos os esportes oferecidos na escola: vôlei, handebol, basquete, ginástica, futsal e natação. Quando chegam ao Ensino Médio, podem, então, optar por aquelas com as quais mais se identificam, revezando-se entre as modalidades escolhidas.
A partir de maio de 2000, os alunos dos 1os e 2osanos do Ensino Médio ganharam uma opção a mais – e essa é uma novidade em Vitória: o DA VINCI é a primeira escola do Espírito Santo (e uma das primeiras do Brasil) a incluir no currículo de Educação Física o ainda não tão conhecido Badminton, esporte praticado com peteca e raquetes.
Também para o Badminton - como para quase tudo em nossa civilização -, é possível buscar raízes na Grécia Antiga: há mais de dois mil anos, adultos e crianças gregos praticavam um jogo cujo objetivo era rebater uma peteca com tacos. Mas o Badminton moderno nasceu na Índia, com o nome de "poona". Foi lá que os ingleses o aprenderam e, quando o trouxeram para a Inglaterra, em 1850, chamaram o novo esporte pelo nome da propriedade de Badminton, em Gloucestershire, onde era muito praticado.
Talvez ainda não se possa dizer que o Badminton seja um esporte popular – não é comum encontrarmos alguém jogando, nem é todo mundo que já ouviu falar dele. No entanto, estreou como modalidade olímpica em Barcelona (1992) e é o segundo esporte mais praticado no mundo, só ficando atrás do futebol. Para conferir essas e outras informações sobre o esporte: http://www.geocities.com/~badinrio/ e http://www.cbbd.com.br
Para a implantação do esporte no DA VINCI, a Confederação Brasileira de Badminton, que trabalha no sentido de divulgar o esporte no país, enviou à escola jogos de raquetes, petecas e redes. O material complementar necessário foi adquirido pela escola, durante a Viagem Acadêmica à Inglaterra.
Os alunos do DA VINCI receberam muito bem o Badminton. Segundo o professor Luís Cláudio Battiston, os sessenta e oito alunos que experimentaram a modalidade no 1º semestre progrediram bastante em reflexo e agilidade, bem como na técnica desse esporte de precisão; e no 2º semestre já estarão participando de torneios internos, aplicando as habilidades desenvolvidas em novas situações de aprendizagem.