Encerrando suas atividades do 1º semestre de 2000, o CORAL DA VINCI convidou os alunos de Infantil IV à 3ª série para assistirem um recital com algumas de suas melhores performances.
Auditório repleto, as crianças na expectativa de mais uma apresentação do grupo coral, integrado por alunos das 2as e 3as séries do Ensino Fundamental do CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI, regido pela professora Mônica Pavesi e acompanhado pela Coordenadora de Música, Ana Cláudia Nahas.
O Coral abriu o recital com uma série de pequenos cânones, tão necessários à formação auditiva e vocal dos coralistas. Surpreendemo-nos com o amadurecimento do grupo desde a última apresentação, em novembro de 1999. Como crescem musicalmente essas crianças! Já agora cantam a duas vozes com desenvoltura, ouvindo-se a si e aos outros, e atentos à regência.
Em seguida, o Coral repetiu o maior sucesso de sua apresentação anterior: "Macarrão com pasta", uma canção "non sense" que aconselha a comer macarrão com creme dental (!) para não ter de escovar os dentes após o almoço. Divertido. Coralistas e expectadores adoram.
Após mais alguns números em estilo coral, foi a hora de uma bem-humorada dramatização: uma professora de música que, ao pedido dos alunos para fazer uma aula diferente, coloca toda a turma para cantar o famoso tema da "Noviça Rebelde", adaptado para o português:
"Dó é pena de alguém... Ré, que anda para traz.... Mi, pronome que nem sei...Fá, é fácil decorar... Sol, é o nosso astro-rei... Lá, tão longe que nem sei... Si, de sim e de sinal... E afinal, voltei ao Dó..."
Segundo a própria letra da última canção apresentada pelos coralistas, "quando sabemos as notas a cantar, mil canções podemos inventar.... dó ré mi fa sol la si do do si la sol fá mi ré do ." Mas não é de notas musicais – teóricas – que vive o Coral DA VINCI: é de canções, em cânone ou em uníssono, a uma ou duas vozes; da experiência plena da música vocal que é, sem dúvida, uma das atividades mais musicalizadoras que é possível propor às crianças.