Ano II – n.º 3 – julho/dezembro-2000: a publicação pedagógica do CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI reafirma-se, continuando a abrir espaço para reflexões em Educação.
O terceiro número da revista contemplou os seguintes textos:
"Educar para transformar"
entrevista com Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton
Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton; vocação: educadora. Em entrevista à Leonardo em Revista, a idealizadora e diretora do Centro Educacional Leonardo da Vinci falou de suas utopias e realizações em Educação; fatos e mitos sobre sua atuação no cotidiano escolar; importância da formação profissional contínua e da socialização de conhecimentos produzidos nas instituições de ensino.
"Adilson Vilaça: o bandeirante"
por Paulo de Tarso Rezende Ayub
Reflexão sobre a obra Cotaxé, de Adilson Vilaça. Resenha poeticamente intertextual – estão presentes, entre outras experiências do autor, suas leituras de Guimarães Rosa – o trabalho do professor Paulo de Tarso Rezende Ayub, que atua no Ensino Médio do DA VINCI com a disciplina Língua Portuguesa, é um convite à obra de Vilaça, destacando seus valores literário e sócio-histórico.
"Prenúncio de boas novas educacionais"
por Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton
Partilhando suas impressões sobre a semana de planejamento para o ano letivo de 2000, a diretora do Centro Educacional Leonardo da Vinci reflete sobre o processo de maturação pedagógica vivenciado pelo corpo docente da instituição e sua repercussão no trabalho do planejamento.
"Para formar e transformar"
por Carla Maria Walter Pereira de M. Jardim
Professora de História e orientadora do Horário de Estudos do Ensino Fundamental II no DA VINCI, Carla Jardim relata trabalho desenvolvido a partir de pesquisas e debates sobre a questão étnico-religiosa em Kosovo, discussão propiciadora de diversos pensamentos sobre a problemática da autonomia dos países.
"Mudanças de concepção"
por Valéria Merçon Assad
Relatando um projeto de trabalho em ciências com alunos da 5ª série do Ensino Fundamental, a professora Valéria Merçon Assad, que atua como Coordenadora de Horário de Estudos no CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI, partilha sua experiência em mediar, junto aos alunos, a vivência da observação de campo, da elaboração de hipóteses, da construção de conceitos, enfim, da apropriação de conteúdos cognitivos, procedimentais e atitudinais.
Resenhas
Os meios de comunicação e o processo educativo: resenha sobre Outras linguagens na escola, coletânea coordenada por Adilson Citelle, apresentando possibilidades de trabalho pedagógico com textos verbais e não-verbais.
Mudanças de foco em sala de aula: resenha da obra Construtivismo – a produção do conhecimento em sala de aula, de Vasco Pedro Moretto, que trata do percurso da educação num cenário de mudanças.
Uma história para educadores: resenha da coletânea de artigos intitulada 500 anos de Educação no Brasil, parceria entre a Editora Autêntica e a prefeitura de Belo Horizonte, que contou com a colaboração de pesquisadores diversos.
TV versus educação?: resenha sobre a obra de Gláucia Guimarães, TV E ESCOLA – Discursos em confronto, reflexão sobre os discursos imagético e literário da televisão.