Dando continuidade aos estudos sobre "Vegetação", tema desenvolvido no Projeto Interdisciplinar Português-Ciências, os alunos das 2as séries do Ensino Fundamental do DA VINCI visitaram, no dia 15 de agosto de 2000, a Estação de Ecologia de Santa Cruz, onde tiveram a oportunidade de passar o dia aprendendo, ao vivo, sobre a vegetação e os animais que habitam o Manguezal.
Depois de já terem conhecido de perto a Mata Atlântica, quando realizaram a excursão Um dia na floresta, as 2as séries estiveram agora com outro tipo de vegetação em seu ambiente natural. Puderam "conferir" as condições de existência do Manguezal – o encontro da água doce com a salgada, a temperatura elevada e o litoral recortado –, seu tipo de solo e seu papel como berçário de peixes e mariscos. Não deixaram, também, de discutir a importância sociocultural do mangue, continuando sua aprendizagem sobre a relação homem-natureza.
Orientados por um biólogo, os alunos coletaram amostras de vegetais, dentro de uma área delimitada pelos profissionais responsáveis pela reserva. Em seguida, levaram o material recolhido para análise em laboratório.
Além de complementar as informações aprendidas em sala de aula, as atividades realizadas na excursão oportunizam aos alunos o contato com a realidade dos pesquisadores e seus trabalhos mais atuais.
Interessante a naturalidade com que as crianças, ao voltar da excursão, utilizam-se de termos científicos como
rizophora, lagunculária, avicênia – e como fazer para distinguir os diferentes vegetais – com a intimidade de quem pesquisou e conheceu de perto.