Durante o primeiro semestre de 2000, o Ensino Médio do CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI vivenciou, na forma de disciplinas diversificadas, quatro projetos de trabalho para os alunos dos 2os anos, idealizados por professores de Física (Todo brasileiro é louco por carro), Química (Careta Convicto), Língua Portuguesa (Cinema) e Matemática (INCOMEX). A iniciativa atende vários pressupostos da teoria educacional contemporânea, tanto no que se refere aos temas transversais, quanto às mudanças na organização tempo-espaço, cuja expressão mais significativa talvez seja a pedagogia por projetos.
A partir do pensamento sobre as relações comerciais, onipresentes entre as nações, as relações exteriores na "arena global" e, em específico, no cenário econômico do Espírito Santo, O Projeto Incomex – Introdução ao Comércio Exterior – foi idealizado e coordenado pelo prof. Luciano Machado Couto, que enfatiza a necessidade de uma formação capaz de colocar o aluno em contato com os processos, recursos, profissões e profissionais envolvidos no referido cenário.
Entre os objetivos do projeto, destacam-se a pesquisa sobre o processo de exportação e importação em nosso Estado; o reconhecimento de competências referentes à Administração (tais como administração financeira, noções de contabilidade, qualidade em prestação de serviços, negociação para o trabalho em equipe e estratégias comuns no dia-a-dia de um administrador); desenvolvimento de marketing pessoal e conhecimento de protocolos usuais em relações empresariais.
Para desenvolver os conteúdos do Projeto, o coordenador-prof. Luciano Couto contou com recursos e estratégias diversos, como palestras, visitas a empresas, discussão de vídeos temáticos e debates sobre textos.
Mini-cursos de oito horas-aula foram ministrados pelo SEBRAE e pelo SENAC, na própria escola, para os alunos participantes do projeto. O SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) inaugurou o cronograma, com a palestra de abertura do Projeto, "Pensando em abrir um negócio – Perfil do Empreendedor"; trouxe também esclarecimentos sobre "O papel do SEBRAE no Comércio Exterior". A parceria do Projeto INCOMEX com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) resultou em dois cursos bastante proveitosos para os alunos:
"Marketing Pessoal e Etiqueta Empresarial" e "Reflexão Introdutória ao Comércio Exterior e o Brasil". Os alunos também visitaram o site www.es.senac.br, em atividades de pesquisa e coleta de informações para discussão.
Esclarecimentos sobre Logística também estiveram presentes no INCOMEX. Foi tema de uma das palestras promovidas pela disciplina diversificada, ministrada pelo Sr. Wesley Chagas Nates, da empresa Superlogística – Logística & Distribuição. Conforme esclarece o coordenador do Projeto, a Logística trata basicamente da administração do fluxo de bens e serviços, e é fundamental para a compreensão dos mecanismos de comércio exterior.
Vários foram os temas dos textos trabalhados durante os encontros do INCOMEX, desde as relações entre Marketing e Vendas até questões referentes à atual economia mundial e local.
Tanto os assuntos abordados quanto a diversidade de atividades desenvolvidas dentro das temáticas elegidas colocam o Projeto INCOMEX em consonância com o que há de mais atual no pensamento educacional. Trabalhou-se uma parte diversificada do currículo escolar, contemplando "as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela, a necessidade de preparação básica para o trabalho, o aprender a aprender constante, a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual, a compreensão de fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos e a conexão teoria-prática. (trecho extraído da LBD 9394/96)