Três Viagens Acadêmicas DA VINCI levaram, no segundo semestre de 2000, cada uma das turmas da 8ª série do Ensino Fundamental a Ouro Preto e Congonhas, reeditando pela quarta vez consecutiva esse projeto cultural da Oficina de Artes. A Viagem Acadêmica a Ouro Preto e Congonhas é um dos momentos de um projeto de trabalho das aulas de Artes, no qual as professoras discutem com os alunos o entendimento do contexto histórico-social e das características estilísticas do Barroco e do Rococó mineiros.
Antes de ir a Minas Gerais, os alunos trabalham com leitura e análise de imagens, observando permanências e rupturas estilísticas em relação a movimentos artísticos anteriores. As aulas giram em torno dos temas: O paralelo Artes – Religião; O Barroco na Europa; O Barroco no Brasil (e mais especificamente em Ouro Preto).
Em Ouro Preto e Congonhas, é possível ver in loco os três momentos em que se pode dividir o Barroco Mineiro: a fase nacional-portuguesa, a fase Joanina e o Rococó. O roteiro da Viagem – que já foi percorrido pelas 8as série de 1997, 1998 e 1999, é elaborado de maneira a ser um facilitador dessa aprendizagem.
O desafio que as professoras propõem aos alunos é definir as três fases do período artístico em estudo, através da observação das obras e da distinção de características (temas, técnicas e estilos) de cada uma delas. Os alunos também constróem diversos paralelos entre o estilo barroco brasileiro e as obras do Barroco Europeu, observando os elementos de brasilidade - anjos mulatos, índios, símbolos do candomblé, pedra-sabão em vez de mármore, técnicas próprias do Aleijadinho – presentes nas obras mineiras.
O roteiro da viagem de 2000 incluiu a visita a uma mina, enriquecendo a viagem com mais esse aspecto físico geográfico brasileiro. A Viagem Acadêmica a Ouro Preto e Congonhas é também o momento de dar continuidade ao projeto "Em defesa do Patrimônio Histórico e Cultural".
Na entrega dos panfletos, os alunos do DA VINCI foram muito elogiados por turistas e moradores, angariando a admiração de escolas locais pelo trabalho que vêm realizando.