O sítio Villa dei Fiori, extensão do DA VINCI em Santa Teresa, sediou, em 12 de outubro de 2000, encontro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Estiveram representados o Instituto Histórico e Geográfico de Vitória, de Linhares, Colatina e de Santa Teresa. Pela manhã, aconteceram exposições pelos representantes, com relatos do que tem sido realizado e sugestões sobre o que se pretende realizar em cada seção (Linhares, Colatina e Santa Teresa), em 2001.
À tarde, aconteceu palestra com a professora Léa Brígida, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, quando falou da importância da pesquisa histórica.
Outros palestrantes também expuseram seus trabalhos, idéias ou opiniões sobre temas diversos ligados ao Estado do Espírito Santo. Os presidentes de cada Instituto explanaram a situação daqueles órgãos em suas cidades, e o professor Renato Pacheco, Presidente de Honra do IHGES, fez uso da palavra.
Cerca de 35 participantes estiveram na Villa dei Fiori, onde, em intervalos das programações da manhã e da tarde, saborearam doces e salgados especialmente preparados para a ocasião e oferecidos pelos anfitriões Victor Biasutti, Secretário do IHGES, e sua esposa Arlete, representando os diretores do Da Vinci, Maria Helena e Pignaton.
A bela paisagem, jardins verdes salpicados pelo colorido das flores serviu de fundo para a foto do grupo. Este encontro é o primeiro de uma série já programados para os próximos anos, que acontecerão, cada qual, em localidades distintas.
À noite, na Câmara Municipal de Santa Teresa, Sala Augusto Ruschi, aconteceu palestra proferida pelo Desembargador Luiz Carlos Biasutti, que versou sobre a história da imigração e colonização de Santa Teresa. Ainda na Câmara, foi assinada a "Carta de Santa Teresa", que ressaltou a importância da história, do meio ambiente e tudo o que possa vir em benefício do homem.
Foi assinado também um protocolo de intenções para a comemoração do centenário do romance "Canaã", de Graça Aranha, que acontecerá em 2002. Na foto, assinando está o Dr. Antônio Ângelo Zurlo, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Teresa; à esquerda, o Desembargador Luiz Carlos Biasutti; no centro a Professora Léa Brígida e, à direita, o Professor Renato Pacheco.
Todos os participantes receberam do CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI exemplares do livro "Diálogo Artístico", produção dos alunos da Escola, e um CD de Maurício de Oliveira, violonista maior do Espírito Santo, patrocinado pelo Da Vinci.