O título, outrora, era quase filosófico. Aos poucos, foi se tornando utópico, principalmente para a Ciência. Hoje, é dúvida de boa parte da população, até dos leigos. Para as 3ª séries do Leonardo da Vinci, é no mínimo impróprio e deve soar como alerta.
Após estudarem, durante todo o ano letivo, o tema Água, em diferentes disciplinas, os alunos desenvolveram opiniões, fundamentadas em informações e pesquisas, de que a água ...
A água é um recurso inesgotável?
"A água pode ser um recurso inesgotável. É só cuidarmos muito bem dela ..." - Valentina Varejão
"...se você for uma pessoa que defende a natureza ... a água é um recurso inesgotável, mas se você for uma pessoa que só liga para si própria ... essa água pode se esgotar rapidamente..." - Nathalia Chagas
"...não há resposta exata para esta pergunta." - Vinícius B. Pinto
"...A água seria um recurso inesgotável se a magia estivesse presente: o homem desperdiça e a água está no mesmo estado de antes. Mas infelizmente esta magia não está presente na nossa vida..." - Clara Nahas Dias
"...se o homem se colocar como consumista: poluindo os rios, desmatando matas ciliares, desperdiçando água e energia, a água será um recurso esgotável. Se ele se colocar como um utilizador: não poluindo os rios, ajudando no reflorestamento e usando a água corretamente, ela será um recurso inesgotável..." - Elizabetta C. Albernaz
"...para mim, daqui a milênios a água irá acabar no Planeta Terra. Pode ser um pensamento pessimista em relação à Terra, mas é muito provável ficarmos sem água no futuro..."
Nina C. Wyatt
"...se os homens destruírem e poluirem as águas de rios, mares, lagoas, etc, o processo do ciclo da água terá uma pausa..."- Isadora Sodré
"...depende de como está sendo tratada e como está sendo utilizada..." - Lucas
"...isso pode ser por enquanto. Se o homem não tratar bem dela, poderá acontecer um desastre no ciclo da vida."
Daniel Antonio
Em 04/11/2000, alunos das 3ª séries, instrumentalizados com informações e conhecimentos adquiridos e construídos intra e extra à sala de aula ao longo do ano letivo, visitaram, em excursão pedagógica, Santa Maria do Jetibá; durante todo o percurso e visitas locais para observação, puderam constatar, ampliar e repensar seus conhecimentos.
Já no caminho de ida, o assoreamento de partes do Rio Santa Maria e as tentativas de recuperação, com o plantio das Matas Ciliares, puderam ser observados e comentados. Durante a estada na Usina de Rio Bonito, local escolhido para o lanche da manhã, os alunos observaram a transformação da força da água - energia potencial + cinética-se transformando de mecânica para elétrica. Naquele momento, alguns estouros seguidos de "clarões" puderam ser vistos de perto. Coincidentemente ou não (não fizeram pesquisa com esse objetivo), nos exatos momentos desses clarões, Vitória "escureceu", com interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Em Santa Maria do Jequitibá, hoje chamada de Santa Maria do Jetibá, cidade de colonização alemã, o estudo de campo se iniciou pelo Museu do Imigrante. Curiosidades históricas mantiveram os alunos sempre atentos, principalmente para compreenderem melhor, em contato com moradores locais, tradições estudadas anteriormente em sala de aula, as quais haviam dado margem a várias hipóteses, já que os professores optaram por deixar que os alunos transformassem as informações recebidas em conclusões por si próprios (a transposição do conhecimento): a vestimenta preta com cinto verde usada pelas noivas em tempos passados e o quebra-louça nas festas de casamento.
No almoço, típico de locais onde a população tem o "bem se alimentar" como cultura, pudemos, alunos e professores, saborear as delícias da comida caseira: arroz, feijão, macarrão, galinha, bife, maionese, batata, banana fritas e, claro, saladas.
Sendo Santa Maria uma localidade em que a economia também (e principalmente) se baseia na agricultura, visitamos um sítio onde se pratica a atividade de forma orgânica: produção agrícola sem uso de agrotóxicos - desde canteiros com plantas medicinais aos com produtos para alimentação. Tudo acompanhado de explicações sobre vantagens para a saúde, reflexos na economia e na sobrevivência do recurso natural terra (e conseqüentemente do homem), com os alunos vivenciando teorias socioeconômicas e "passeando" por diversos outros campos do conhecimento.
Produtos naturais, biscoitos, tortas e vinhos produzidos por mulheres de uma producente associação local foram comprados pelos alunos, para presentearem seus pais. Os "visitantes" puderam apreciar e valorizar a simplicidade e eficiência das iniciativas da própria comunidade, num esforço de valorização do Agroturismo e de busca de alternativas econômicas.
Santa Maria é uma pequena localidade, dona de uma grande riqueza: a nascente do Rio Santa Maria, que favorece não só a população local, mas também abastece a Grande Vitória. O "sacrifício" de rápidas (urgentes talvez!) aprendizagens e mudanças de postura está sendo exercido pela comunidade local, mas de nada adiantará se a população das diversas regiões a que ele serve não compreender sua importância e assimilar a necessidade de empreender iniciativas para a conservação do manancial do rio, observando em especial o enfoque econômico desvirtuado.
Em trabalho de Português, os alunos foram solicitados a apresentarem rascunho de cartazes que tivessem como objetivo a conscientização da população do Da Vinci sobre o uso adequado da água.
Hoje, ao final de um ano de muitos estudos, discussões e pesquisas, possivelmente os alunos das 3ªs séries mudariam o título desta matéria para:
Água, um recurso que pode ter fim
ou
Água, um compromisso de todos nós
ou ainda
Água, não deixe morrer a fonte da vida.
O leitor poderá atribuir outros títulos. Só que, mais importante que isso, é abraçar o desafio da formação de consciências.