"Eu, como aluno que acompanhei o desenvolvimento e crescimento do Leonardo, acho que o projeto Profissões é mais uma iniciativa da Escola que expõe esse crescimento. Para os alunos das 8ª séries, 1º e 2º anos do Ensino Médio, é uma preparação estrutural e psicológica para que possamos enfrentar o temido vestibular e a dura realidade do mercado de trabalho. Para mim, o projeto foi ótimo, pois o acompanhei desde o início, porém penso que ele ainda tem muito o que crescer. Gostaria de que os próximos alunos aproveitem-no ao máximo como o fiz." - Bruno Torres Pasquale – 2º I1.
Depois do impulso inicial para o pensamento sobre as diversas carreiras profissionais, proposto nas palestras do Projeto Profissões realizadas entre junho e agosto de 2000, os alunos dos 2º anos do Ensino Médio do DA VINCI continuaram envolvidos em diversas outras atividades.
Caminhando em direção a um atendimento mais focalizado, foi realizado um trabalho com os alunos divididos em pequenos grupos, de acordo com seus interesses imediatos. Assim, foram criados 18 ambientes diferentes, cada qual dirigido por um profissional – pais de alunos do DA VINCI – que atendeu um grupo de 12 a 15 alunos. Assim, os profissionais passaram para os alunos olhares sobre suas carreiras, no que diz respeito às necessidades e dificuldades da formação e do mercado.
Cada aluno viveu dois momentos, podendo ser atendido por profissionais de áreas diferentes – o que é extremamente valioso para aqueles jovens que ainda estão indecisos sobre a carreira a que gostariam de se dedicar.
O contato com ex-alunos – hoje universitários, estagiários ou já profissionais em início de carreira - é também uma boa iniciativa do Projeto Profissões. Os alunos puderam ouvir os "mais velhos" sobre questões que preocupam de antemão... Como é viver dentro da Universidade? Como são os estágios? Como as empresas recebem os estagiários? Como é o início de uma carreira?
"O projeto Profissões, fornecido por nossa Escola, é um momento prazeroso de ver como será a nossa vida após o ensino médio. A conversa com ex-alunos do Colégio que já cursam a faculdade nos faz viver um pouco mais o que eles vivem. É bom saber como é o ensino superior, pelo ponto de vista dos jovens. As palestras e "entrevistas" com pais e psicólogos nos mostra a realidade fora do ensino médio. Esse projeto ajuda, em muito, na decisão e confirmação de qual curso devemos seguir."
Deborah Sarah M. de Almeida – 2º I1
Em novembro, o Projeto Profissões trouxe uma outra atividade: 12 psicólogos foram convidados pela escola para, através de dinâmicas de grupo, simular situações de seleção – tanto para um cargo em uma empresa quanto para viagens de intercâmbios.
Para o fechamento do Projeto Profissões 2000, os alunos participaram de uma palestra proferida pelo Dr. Paulo Merçon, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo. Focalizando os aspectos que diferenciam o Ensino Médio da Universidade – e que, em geral, estão relacionados às dificuldades que os alunos encontram nessa passagem – o palestrante abordou a necessidade do acesso do aluno a informação e bibliografia, para um efetivo contato com o objeto de estudo.
Para que o aluno torne-se um agente de seu estudo, é preciso – como ensinou o palestrante – preparar-se para a escolha, dar o melhor de si, praticar as atitudes favoráveis ao bom desempenho, eliminar o supérfluo e entender que vocação é diferente de prazer e dinheiro. E encerrou enfatizando o esforço pessoal – imprescindível: "Desejo que vocês entrem nas melhores universidades; naturalmente, estou falando para os que se esforçaram para isso."