Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
A habilidade de ouvir música
06/03/2001 · por Ana Cláudia Nahas

Um dos pilares sobre os quais se sustenta a Educação Musical é a apreciação: saber ouvir música é um dos objetivos do trabalho com essa arte/linguagem nas séries iniciais do Da Vinci. No percurso dessa aprendizagem, os alunos aprendem a reconhecer instrumentos musicais, suas técnicas de execução, possibilidades sonoras e utilização nos contextos musicais.


Durante as aulas de Educação Musical do segundo semestre de 2000, os alunos de 1ª a 4ª séries Integral tiveram contato com as famílias de instrumentos musicais através de atividades diversificadas: audição de trilhas sonoras instrumentais, relacionadas a obras literárias; navegação por CD’s ROM sobre os instrumentos musicais; associação dos timbres dos instrumentos musicais às suas imagens. Foi ainda oportunizada a audição de obras da música universal, como a 9ª sinfonia de Beethoven ou a Suíte Peer Gynt, de Edward Grieg, em contextos que possibilitaram aos alunos reconhecer não somente os instrumentos musicais, mas os temas principais de cada obra.

Um bom momento desse trabalho foi o contato com a obra "Pedro e o Lobo", de Sergei Prokofieff – a famosa suíte instrumental que virou filme através da criatividade de Walt Disney. A audição da obra instrumental, o reconhecimento auditivo dos instrumentos e temas que representam cada personagem possibilitaram que a apreciação musical estivesse muito próxima das crianças – era comum ouvi-los cantarolando cada um dos temas melódicos presentes na obra.

Para o desenvolvimento de objetivos específicos da Apreciação Musical - desfrute nos espetáculos musicais, respeito às normas que regem o comportamento nessas ocasiões, valorização da atitude de fazer perguntas relativas à música e às questões a ela relacionadas, a audição de música ao vivo - os alunos foram assistir a um Concerto Didático da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo.

Durante o Concerto, momentos de interação entre os alunos e os músicos, mediados pelo Maestro Modesto Flávio: muitas perguntas sobre os instrumentos, prontamente respondidas pelas crianças, e a oportunidade, para alguns alunos, de "substituírem" o regente, podendo ter a sensação de como a orquestra é por ele dirigida.

O envolvimento dos alunos pôde ser observado no interesse dos jovens ouvintes por todas as obras apresentadas pela orquestra. De volta às aulas de Música, discussões sobre as impressões e opiniões suscitadas pelo Concerto pontuaram a dimensão da sensibilidade e criticidade de nossos alunos –ouvintes abertos, construindo sua competência de apreciar a Música do Mundo.

E-mail cadastrado no site

Senha

Comentário


Comentar
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br