Espaço de reflexões na área de Educação, a publicação pedagógica do DA VINCI contemplou, em seu quarto número, os seguintes textos:
"Em arte, como na vida, somos eternos aprendizes"
entrevista com Rosane Acedo Vieira.
Divulgadora da importância das Artes no contexto educacional, a educadora Rosane Acedo Vieira falou a Leonardo em Revista sobre as diversas possibilidades e implicações da presença das Artes no currículo escolar.
"A empresa-escola Da Vinci", por José Antonio Gorza Pignaton.
O diretor e proprietário do Da Vinci expressa suas idéias sobre gestão empresarial escolar – o pensamento que, conjugado a um projeto pedagógico consistente e aos esforços de toda uma equipe, levou o DA VINCI à posição de referência em educação.
"De professor a professor empreendedor", por Luciano Machado Couto.
Professor do Ensino Médio do Da Vinci, Luciano Machado Couto discute o que é ser empreendedor, através de reflexões sobre sua trajetória profissional que mostram uma interessante "via de mão dupla" entre a carreira profissional e a vida.
"Projeto Profissões: novos desafios para o mercado"
por Rogério Abaurre e Paulo de Tarso Rezende Ayub.
"O impacto do projeto na formação do aluno"
por Zuleme Maria da Cruz.
Rogério Abaurre e Paulo de Tarso Rezende Ayub, ambos profissionais extremamente atuantes em suas respectivas áreas (Informática e Língua Portuguesa) no Da Vinci, traçam um histórico do Projeto Profissões, que tem envolvido os alunos em reflexões sobre a escolha profissional. Em seguida, Zuleme Maria da Cruz, orientadora educacional do DA VINCI, reflete sobre os significados do Projeto.
"A utopia do saber uniforme"
por Paulo de Tarso Rezende Ayub
Nesse artigo, o professor Paulo de Tarso Rezende Ayub propõe questões sobre as funções da escola, os êxitos e fracassos escolares, a relação entre escola e vida, no que diz respeito às possibilidades de escolha. Um amplo pensamento sobre como se devem tratar as diferenças no universo escolar. Vale a pena transcrever a pergunta que encerra o texto:
"E a teoria das inteligências múltiplas, está fadada a ser eternamente teoria?"
"Olhando o bordado pelo avesso"
por Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton.
A atribuição de significado a aprendizagens – não necessariamente as acadêmicas – é tema central do artigo de Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton, diretora e proprietária do CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI.
"O olhar de quem chega", por José Carlos Martins da Silva.
Tendo passado a integrar a equipe técnico-pedagógica do DA VINCI no início do ano de 2000, José Carlos Martins da Silva escreve sobre o seu olhar para uma escola em constante movimento.
Resenhas
por Leila Rentroia Iannone.
Lições do grande mestre: resenha do livro Paulo Freire e a formação dos educadores: múltiplos olhares (Editora Articulação Universidade/Escola).
Dos mitos, dos heróis e das lendas: resenha do Dicionário básico de mitologia, de Luiz A. P. Victória, lançado pela Ediouro.
O livro ilustrado da mitologia: resenha do livro de Philip Wilkinson.
É possível desmistificar a avaliação?: resenha do livro Avaliação desmistificada, de Charles Hadji, da editora Artmed.