No dia 24 de abril, o Centro Educacional Leonardo da Vinci recebeu o psicólogo e educador Yves de La Taille. Professor do Instituto de Psicologia da USP e autor de obras de leitura imprescindível para aqueles que se interessam por educação, La Taille investiga, desde a década de 80, o tema "Desenvolvimento Moral".
A discussão é antiga e atualíssima. O que é ética? O que é moral? A quem cabe a formação moral e ética das crianças? O palestrante conseguiu abordar essas complexas questões com clareza e simplicidade, sem cair – por nenhum momento – na banalização dos conceitos.
Yves de La Taille adotou duas perspectivas distintas para um mesmo roteiro de reflexão nas palestras realizadas no DA VINCI: abordou a participação importante que a escola deve exercer em tal formação, ao falar para os professores; para os pais, frisou a missão intransferível das famílias na construção dos valores, colocando como papel da escola ajudar na transição da moral privada para a moral social.
Yves de La Taille fala para os pais Da Vinci
Retomando uma distinção bastante discutida nos meios educacionais, Yves de La Taille coloca a função de educador como mais ampla que a de professor; esta busca a transmissão do conhecimento da forma mais eficaz possível; aquela inclui, além do conhecimento, a dimensão ética. Apesar de citar posições contrárias – não é unânime o pensamento de que a escola deva participar ativamente desse aspecto da formação da criança e do adolescente – o palestrante defendeu com consistência o seu ponto de vista: é necessário que a escola trabalhe, de forma explícita e planejada, propostas de atuação na formação moral e ética.
Durante a palestra, Yves de La Taille desenvolveu suas idéias acerca dos conceitos de ética e moral – palavras que, embora sejam etimologicamente sinônimas, têm sido utilizadas com diversos sentidos ao longo da história. Para ele, a moral é um grupo de regras prescritivas, enquanto a ética é o conjunto de princípios norteadores dos quais as regras são derivadas. Metaforizando, compara a moral a um mapa e a ética a uma bússola. Assim, a ética englobaria a moral, mas ambas estariam em função de criar e manter uma sociedade na qual valha a pena viver.
Anfiteatro: palestra para pais
Palavras essenciais integraram a exposição impecável de Yves de La Taille: generosidade, gratidão, coragem – virtudes muitas vezes subestimadas no dia-a-dia da vida social. Assim, o palestrante reafirmou as funções da escola e da família no processo formativo das gerações atuais, para que possam construir uma sociedade futura mais ética do que a que temos presenciado até hoje.