Assistindo a corrida ao vivo
A edição 2001 da disciplina diversificada "Todo brasileiro é louco por carro", elaborada para os 2os anos do Ensino Médio do CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI, levou os alunos participantes do projeto a São Paulo. Entre os dias 31 de março e 02 de abril, os professores João Duarte e André Gama acompanharam os alunos "loucos por carro" em diversas atividades que propiciaram a vivência de situações reais relacionadas aos objetivos do projeto.
Alunos Da Vinci assistem ao GP Brasil de Fórmula I
"Todo brasileiro é louco por carro" está em sua segunda edição (leia aqui o relato do trabalho realizado no ano 2000). Segundo o idealizador e coordenador do projeto, João Duarte Saleme de Sá, mantém-se a essência inicial, com as atividades de aquisição simulada de veículo e seguro, informações sobre o histórico e funcionamento do automóvel, montagem de maquete e estudo do Código Nacional de Trânsito.
A Viagem Acadêmica a São Paulo foi uma inovação proposta em 2001. Em Interlagos, em meio a 75000 pessoas, o grupo assistiu à etapa da Fórmula III Sul Americana e à 31ª edição do Grande Prêmio Brasil de Fórmula I.
Autódromo: foto de aluno Da Vinci
Atentos a todos os detalhes do "circo da Fórmula I", os alunos fotografaram instalações do Autódromo e momentos emocionantes da corrida: temas para aprendizagens diversas sobre o funcionamento e utilização dos automóveis e equipamentos.
No dia seguinte, a viagem continuou até São Caetano do Sul, para uma visita à fábrica da General Motors do Brasil, onde o grupo conheceu todo o processo da linha de montagem, desde a dobradura das chapas até os testes finais de funcionamento do automóvel. O processo "just-in-time", como é chamado o recebimento de material dos fornecedores na medida da demanda de fabricação, impressionou muito os alunos. Devido às regras internas da fábrica, a visita não pôde ser fotografada.
Em seus relatórios de viagem, os alunos fazem um balanço positivo da experiência. Até o contratempo da volta – o grupo ficou "preso" em um engarrafamento na rodovia Presidente Dutra – foi uma vivência que pode contribuir para uma maior consciência dos problemas do trânsito.