Feira do Livro na Biblioteca
O "Dia Nacional do Livro Infantil" é comemorado no dia 18 de abril, data do aniversário de Monteiro Lobato, escolhida como homenagem ao criador de parte inesquecível de nossa literatura infanto-juvenil. Em 2001, os alunos do Centro Educacional Leonardo da Vinci comemoraram a data participando de eventos relacionados ao fascinante mundo dos livros.
Opções de leitura para os alunos
Entre os dias 17 e 19 de abril, a Midiateca do DA VINCI promoveu a Feira do Livro Infantil, em parceria com editoras, livrarias e distribuidoras que trouxeram para a Escola vasto material e pessoal disponível para informações ao público infanto-juvenil. Sucesso de visitas e vendas, a Feira foi um espaço em que as crianças puderam não apenas comprar livros de seu interesse, mas trocar com os colegas informações e sensações sobre suas leituras mais recentes.
No dia 18, os alunos assistiram a espetáculos cênico-musicais de estreita relação com os livros. Os alunos do Infantil estiveram com o cantor e compositor José Antônio, que trouxe as canções de seu CD "Jardindinfância" para momentos de interação com as crianças. Já os alunos do Ensino Fundamental I assistiram à dramatização de lendas capixabas, em roteiro e produção de Rodrigo Campanelli. As histórias fazem parte da Coleção "As mais belas lendas capixabas", livros em que as histórias são recontadas por Campanelli e ilustradas por Alexandre Augusto.
Peças de teatro comemoram o Dia do Livro Infantil
"O Pássaro de Fogo" – a lenda do nascimento dos montes capixabas Mestre Álvaro e Moxuara –, "O fantasma do convento" e "A Sereia de Meaípe" são as versões fantásticas "acontecidas" em locais do Espírito Santo e que – como não poderia deixar de ser – mexeram com o imaginário de nossos pequenos leitores.
Nos dias que se seguiram, as histórias foram objeto de discussão e reescritura. Fazendo a ponte entre o lúdico e o pedagógico, os alunos vão cultivando o amor à leitura.