Chá com os "vós": "Os hojes ligam o ontem com o amanhã".
Absolutamente maravilhoso o encontro dos netos das 1ªs séries com seus avós: momento em que as semelhanças "invisíveis" de sentimentos se mostram mais do que as diferenças "visíveis" entre as gerações. Muitas mudanças de hábitos, vivências e verdades! Quantas permanências de hábitos, vivências e verdades!
Construir a própria identidade em relação ao grupo família é uma das conscientizações que buscamos propiciar aos alunos especialmente nos Estudos Sociais. As brincadeiras, a escola, as roupas que usavam, entre muitos outros assuntos que surgiram nos encontros, conversas e pesquisas que nossos alunos tiveram com seus avós de maio a agosto, trazidos para discussão em sala, culminaram com em encontro de puro-carinho-puro, em 27 de agosto de 2001 no LEONARDO DA VINCI.
À chegada dos avós - preocupação nossa: netos correndo e jogando-se em seus colos! Perigo de quedas?! Pode até ser, nenhuma registrada. Muito amor observado.
Um momento não se faz no momento. A exposição: objetos que retratam a verdade dos tempos se fizeram presentes numa mostra onde da roupa de batizado do vô aos vestido de casamento da vó ... só orgulho do(a) neto(a).
Integração entre avós e netos
Em um chá ...
com bolos e pães caseiros ...
tortas todesca, de abacaxi, amendoim e "esfregoli", relembrada por Renato Pacheco, recentemente...
doce de abóbora com coco pra passar no pão...
morangas enfeitando e saborosamente enfeitadas ...
vós buscados em Fundão...
outros vindos de Cachoeiro de Itapemirim...
E no dia seguinte:
"Luisa trouxe um presente para a avó dela".
"Meus avós adoraram tomar chá comigo".
"Minha avó achou que estava muito quente".
Tudo uma possibilidade de resgate do que mais vale: o sentimento nas relações.
Desenhos dos alunos da 1ª série