Em julho de 2001, o CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI deu início a novo projeto: cultivo de orquídeas. O orquidário foi construído durante as férias de inverno, próximo à Oficina de Artes, e já abriga um número considerável de mudas e espécies. São orquídeas de espécies variadas, nem todas já classificadas. Recebidas de alunos, pais e amigos e encontradas na área da escola quando da construção, as plantas estavam em locais diversos, e necessitavam de local onde pudessem receber cuidados técnicos mais adequados.
Cattleya Trianai Concolor "Zoolu"
Em área apropriada e cuidadosamente cultivadas já começam a nos proporcionar a beleza de suas floradas. E é nesse momento que deixam o orquidário para embelezar os espaços de circulação da Escola e agradar vistas e sensibilidades.
Novas espécies têm-se juntado às existentes: aquisições feitas nas floriculturas e orquidários do Espírito Santo e de outros estados.Até então não fazem parte de estudos dos nossos alunos, mas pensamentos nesse sentido já são parte de nossos projetos.
A organização e classificação do acervo é uma iniciativa de Victor Affonso Biasutti Pignaton, Diretor Financeiro do Da Vinci, com o apoio dos funcionários Paulinho e Renilce, que espera, em breve, "entregá-lo" ao estudo dos alunos.