Como fechamento dos projetos desenvolvidos em sala de aula, as 7as séries A, B e I do CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI tiveram uma palestra com a geriatra Regina Mesquita. A palestra aconteceu na quarta-feira, 15 de agosto de 2001, no auditório da escola.
Apresentando slides e comentado a vida na terceira idade de forma simples e completa, Regina Mesquita falou sobre pontos interessantes, como: a velhice começa desde que nascemos e se não cuidarmos de nossa saúde, seremos velhos doentes ou nem chegaremos a essa faixa de idade.
Como mantermos a saúde e termos uma velhice tranqüila.
Não é novidade para ninguém que devemos ter uma alimentação equilibrada, com quantidades corretas e freqüentes de carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e sais minerais. Porém nem todos têm conhecimento de que essa alimentação ajuda a reduzir rugas, aumenta a capacidade vital e deixa a pessoa psicologicamente melhor.
Mas mesmo tendo tal cuidado com a alimentação, temos ainda que praticar exercícios físicos ao menos três vezes por semana, construindo assim uma melhor atividade cardiológica, pulmonar, óssea e muscular. Além disso, devemos manter em dia uma boa capacidade mental, lendo livros, fazendo cursos, ou seja, mantendo a mente sempre ativa.
Com certeza isso ainda não é o bastante. Livrar-se de vícios como a bebida e o tabagismo são essenciais a uma boa e longa vida. Também é necessário fazer visitas periódicas ao médico geriatra, mesmo que não se considere velho.
Precisamos cuidar dos “velhos”.
Baseando-se em dados concretos, a geriatra Regina Mesquita mostrou que o número de idosos no Brasil e no mundo está aumentando cada vez mais. Os jovens de ontem, que eram muito numerosos, estão se tornado os idosos de hoje. Além disso, os avanços tecnológicos aumentam a expectativa de vida, fazendo com que muitos consigam chegar a esta faixa de idade. Portanto, é urgente a necessidade de desenvolver ações na sociedade de apoio a idosos e pessoas na meia idade.
Aumentando o conhecimento dos alunos, a palestra teve rico valor de informação e também de formação.