De 18 a 20 de outubro, as 4ªs séries viajaram para as terras de Lobato para comemorar sua conclusão do Fundamental I !
Estar juntos com colegas, conhecer vivenciando coisas novas, boas, lindas e ... compartilhando – difícil aprendizagem – são marcas indeléveis para os alunos que saem para as Viagens Acadêmicas. Sediamo-nos em Campos do Jordão, que por si valeria a Viagem, pela proximidade ao Reino das Águas Claras e Sítio do Pica-Pau Amarelo.
No Palácio Boa Vista, monumento público do Estado de São Paulo em Campos do Jordão, nossos alunos tiveram a oportunidade de ver originais do acervo artístico e histórico sobre o qual já possuíam muitas informações: pinturas, esculturas, mobiliário...
A Capela de São Pedro, Apóstolo, anexa ao Palácio, obra de arte incontestável pela sensibilização que causa aos que a visitam, encantou nossos alunos.
Passeio pelo Centro Comercial do Capivari: livres para apreciar a arquitetura local e o comércio, tudo muito bonito, mas nada simples; os adultos sempre atentos e próximos, para garantir a segurança e não quebrar a sensação do estar por si.
Preparando-se para dormir: músicas ao piano, jogos de belisca nos quartos, conversas que não acabam mais! Até que o adulto dá um basta... e aí basta! Tudo num clima de muita compreensão e convivência. Alguns choros de saudades... tudo crescimento.
E vamos nós para o Reino das Águas Claras! Viagem de trem, busca ao Saci e à Onça ... Não encontramos nenhum, mas que presenciamos algumas diabruras do Negrinho, isso sim! O trem que pára no meio do nada por nada...
O banho no rio de pedras roladas, o almoço no trem-restaurante... as abelhas! Muita alegria.
Campos do Jordão e a Ducha de Prata: as quedas d’água, o artesanato local: apreciação da beleza natural e compras.
Do Morro do Elefante, a linda vista da cidade de Campos, para a qual se dá as costas só na hora da foto.
A saída do hotel: revisão de quadros: não é que deram conta!?
Arrumaram bagagens e quadros: certamente aprenderam muito, cada dia mais preparados.
O Sítio do Pica-Pau Amarelo, com Narizinho, Emília, tia Nastácia e Dr. Caramujo à espera das crianças para contar sobre Lobato, a casa onde morou, os bolinhos de tia Nastácia...
Fantasia e realidade se misturam na sede da fazenda e histórias do nosso escritor (que dizia que gostava mesmo era de pintar). A representação de uma peça de Lobato e ... quase final de viagem.