Visita ao Parque da Pedra da Cebola
"Minha sopa de pedra
Tem muito mais sabor
Boto legume da horta
Só para dar cor.
Verdura fresquinha
Um bocadinho só
Boto água do rio
Pra ficar melhor..."
Durante o 2º semestre letivo de 2001, o Infantil II do Centro Educacional Leonardo da Vinci esteve com o Projeto "A sopa de pedra", que trouxe vivências as mais diversas para o grupo.
Encontro com Pedro Malazartes no Parque
A princípio, a adivinha, tradição folclórica que mexe com a curiosidade e o imaginário infantil, foi o motivo para as crianças entrarem em outras histórias e brincadeiras: lendas, trava-línguas, parlendas, maneiras de escolher, poesias... e até confecção de brinquedos folclóricos .
Até que entrou em cena o Pedro Malazartes, anti-herói folclórico recolhido por Luís da Câmara Cascudo. O contador de "causos" foi chamado porque as crianças do lugar não queriam comer, e as pessoas achavam que a famosa sopa de pedra do Malazartes poderia ajudar.
E assim, o Pedro Malazartes (Professor Pedro de Alcântara) veio parar no Leonardo Da Vinci para fazer a sua sopa de pedra, que as crianças ajudaram a preparar e a comer.
Depois de certo tempo, veio a saudade... as crianças queriam encontrar de novo o Pedro Malazartes... queriam até ir à casa dele! Então "escreveram-lhe" uma carta para combinar um novo encontro, mas como "a casa era muito longe... demorava dias a cavalo", combinaram numa roça... a fazendinha do Parque Pedra da Cebola.
Visitando os animais no Parque da Pedra da Cebola
Ouvindo a música de longe ... as crianças reconheceram a sanfona do Pedro Malazartes... ele contou historia, cantou música...
Foi um encontro muito feliz! Malazartes com sua sanfona, as crianças dançaram, cantaram, ouviram histórias, e passearam pelo parque... e estão ansiosos por encontrar o "amigo" outra vez...