O VIII Encontro Nacional das Escolas Associadas à RedePEA-UNESCO, em 2001, realizou-se em São Luís, nos dias 15 a 17 de novembro. A reunião teve lugar no Centro Educacional Montessoriano “Reino Infantil”, Escola Associada, cuja Diretora, Maria do Socorro Campos Naufél, é a Coordenadora Regional para o Estado do Maranhão. A recepção e a programação foram excelentes, merecendo Maria do Socorro e sua equipe os cumprimentos de todos os 200 educadores presentes, do Brasil e do exterior.
O Da Vinci esteve presente.
Várias manifestações folclóricas e religiosas da região foram apresentadas, com suas ligações à África, oferecendo aos assistentes a oportunidade de conhecerem parte da cultura e dos costumes do povo maranhense.
Alunos do “Reino Infantil” encenaram a “Mitologia dos Orixás” que, conforme descrito na programação, é uma “mostra da verdadeira raiz religiosa africana, através das lendas dos orixás, que como toda manifestação oral, revela a alma de um povo, com significantes culturais que instruem historicamente a posteridade e resguardam suas tradições.”
O prefeito Jackson Lago, membro da mesa, recebeu comenda da UNESCO pelas ações realizadas em prol da educação e falou: “É com muita honra, alegria e emoção que nós temos o prazer de ter São Luís sediando um encontro de tamanha relevância”.
Espalhados pela cidade, vários outdoors saudavam os visitantes.
Diversas palestras foram proferidas, dentre as quais citamos:
Dr. Moacir Gadotti (Brasil) – Pedagogia da Terra
Dr. Alfredo Jiménez Barros (Chile) – Plano de Educação para o Desenvolvimento e a Integração da América Latina.
Prof Santiago Veloso Trancoso (Galícia) – Projeto “Pontes... Nas Ondas”.
Engº Luis Phelipe Andrés (Brasil) - Restauração do centro histórico de São Luís.
Prof Paulo César Boggiani (Brasil) - Ecoturismo. Turismo é produto, serviço, indústria?
Irene Rosa Sabiá (Brasil) - Educação Ambiental.
Presente também a Coordenadora Nacional da França, professora Marie-Paule Truel Belmas.
Incluída na programação, os participantes assistiram ao espetáculo de cultura popular “Ópera Boi Catirina”, peça baseada no folclore da região - bumba-meu-boi - porém, com interpretação e recursos absolutamente modernos, numa mistura com resultados deslumbrantes.
A professora Vera Costa Gissoni, Coordenadora Nacional da RedePEA-UNESCO no Brasil, promoveu reunião com os Coordenadores Regionais, quando tratou de assuntos de caráter administrativo da Rede, trouxe notícias da França, sede do PEA, falou dos temas para o ano 2002, do aumento no número de Escolas Associadas, critérios para Associação, sucessos e dificultadores encontrados no desenvolvimento dos trabalhos, e outros.
No terceiro dia os visitantes participaram de um city tour, conhecendo o centro histórico, praias, bairros...
Como encerramento, aconteceu uma Missa Afro-Maranhense.
Maria do Socorro prestou e recebeu muitas homenagens a todos e de todos. Os visitantes puderam presenciar manifestações de muito carinho e apreço de professores, alunos e funcionários do Reino Infantil à diretora daquela Escola.
Lembranças regionais, valores da terra maranhense, oferecidos por Maria do Socorro estão, a essa hora, enriquecendo espaços de vivência de todos os Associados que estiveram no encontro.
Revestido de sucesso absoluto, o VIII Encontro ofereceu aos participantes a oportunidade de atualização, contato com diversas culturas, conhecimento de projetos de escolas do Brasil e de outros países e a possibilidade de grande interação, com benefícios futuros para as Escolas Associadas, seus alunos, professores e funcionários, para toda a comunidade local e para a sociedade global.
O Da Vinci parabeniza a anfitriã e a todos que participaram do evento.