Juliana Salim Faria Dantas, aluna da 7ª série/2001, escreve sobre a experiência de visitar o asilo.
As pessoas idosas atualmente não têm muito valor na sociedade. Uma parte grande da população, principalmente os jovens, pensa nelas como pessoas incapazes, com as quais a convivência seria improdutiva e monótona. Devido a esse tipo de preconceito, surge uma idéia falsa sobre asilos, idéia que costuma afastar as pessoas desses lugares.
Foi buscando mudar essa concepção em seus alunos que o CENTRO EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI realizou, durante as aulas de Ciências das 7as séries de 2001, um projeto sobre a velhice.
Depois do trabalho realizado em sala de aula, os alunos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o que acontece cientificamente no período da velhice, em uma palestra dada por uma geriatra. Então, após saber como a ciência explica o que acontece na vida de um idoso, os alunos visitaram um asilo. Apesar de essa visita fazer parte do conteúdo de Ciências, não foi obrigatória, só participando dela quem realmente quisesse.
Para que essa parte do projeto acontecesse, foi realizada, num momento anterior à visita, uma palestra com um psicólogo, cujo objetivo era preparar os jovens para o que encontrariam lá. Na palestra, os alunos puderam aprender algumas doenças comuns nessa época da vida e como é o comportamento das pessoas que sofrem com essas doenças, assim como dos idosos em geral. Alem disso, os alunos arrecadaram doações, que incluíam materiais presentes numa lista que foi entregue pelo próprio asilo.
Após toda essa preparação, foi realizada então a visita à casa de Assistência à Velhice Desamparada. Os alunos passaram cerca de duas horas com os senhores, no horário de visita.Algumas turmas ainda lancharam com os senhores, já que, como não atrapalharia o horário de refeição, levaram alimentos para esse momento.
Durante o tempo que passaram lá, os alunos puderam conversar com os idosos, passear com eles pelo local e até mesmo brincar de jogos com damas ou dominós. Para a maioria dos alunos, era a primeira ver que iam a um lugar desse tipo e foi fácil perceber com alguns se impressionaram. A cada conversa, uma história diferente era contada. A maioria dos idosos falava como era sua vida lá e se dizia satisfeita por ter um local próprio para viver. Alguns até chegaram a contar piadas ou a mostrar revistas, fotos e outros tipos de lembranças. A emoção dos alunos ao ouvirem as histórias e as lembranças da infância era grande, com alguns chegando até a chorar. Um dos momentos mais fortes foi a visita à enfermaria, onde se encontram os senhores que não podem mais se movimentar.
Foi perceptível também que não era só aos alunos que aquele momento parecia especial. Quando os alunos falavam que tinham de ir embora, os senhores pediam que eles continuassem mais um pouco ali ou que ao menos voltassem outros dias, o que muitos estudantes prometeram fazer.
Após a visita, os alunos e a coordenadora tiveram um momento de discussão. Os alunos se emocionaram, gostaram e chegaram à conclusão que, para ter uma velhice saudável, é preciso começar desde cedo, tendo também uma infância, adolescência e toda uma vida saudável, com tudo no seu determinado tempo. Como resultado desse projeto, veio a conscientização de que os idosos são pessoas mais experientes, que merecem um respeito maior, e que, devido a tantos anos de vida, têm muitas histórias para contar, o que pode até proporcionar momentos de diversão.