Alunos da Vinci e alunos da São João
Pela segunda vez, um grupo de alunos da 7ª série B de 2001 visitou a Casa São João Batista, creche situada em Cariacica, ES. Interessante notar a mudança de iniciativa: na primeira vez, os alunos foram à creche motivados pela escola, que planejou, a partir de um acontecimento simples, proporcionar-lhes o debate e a reflexão sobre nosso contexto sócioeconômico; agora, o desejo de visitar novamente a Casa São João Batista partiu dos próprios alunos.
Dois dos componentes do grupo narram suas experiências a seguir:
Texto 1, da aluna Larissa Gonçalves
No meu aniversário do ano de 2000, meus colegas reproduziram a idéia de, no final da aula, me darem uma “ovada”, ou seja, fazer uma guerra de ovos. Com isso, foram jogadas fora mais de 10 dúzias de ovos, iniciando assim uma longa conversa com a orientação educacional e professores da escola, com o objetivo de uma conscientização do desperdício que estava acontecendo enquanto várias pessoas estavam passando necessidades.
Sentindo-se na obrigação, como educadores, de nos mostrar a realidade das pessoas de baixo nível econômico, o colégio nos propôs ir a uma creche levando ovos para doar.
No dia da visita à creche, apesar de estarmos de férias, vários alunos compareceram, e todos os que foram gostaram dos momentos que passaram com as crianças e aprenderam muito nessa convivência, sugerindo assim uma nova visita no ano de 2001.
No fim desse ano, os alunos da 7ª série B, por vontade própria, tomaram a iniciativa de organizar uma visita e, tendo o apoio do colégio com o aluguel do ônibus, puderam voltar toda a sua atenção para as crianças, levando comida, bebida, brinquedos e até uma “Mamãe Noel”.
A grande satisfação dos alunos foi ver o sorriso no rosto de cada criança que recebeu ajuda e, claro, saber que o que cada uma delas mais queria era que voltássemos o quanto antes.
Texto 2, do aluno Thiago F. Siqueira
No ano de 2000, nós, alunos da 7ª série B, compramos várias dúzias de ovos para jogarmos em colegas, em comemoração aos seus aniversários. Essa atitude foi errada, já que desperdiçamos alimentos, o que falta a muitas pessoas. Então, para tentar compensar o nosso erro, resolvemos que cada um deveria comprar uma dúzia de ovos para doar a uma creche em Cariacica.
Na verdade, não estávamos muito animados, já que a visita seria em nosso primeiro dia de férias, mas mesmo assim resolvemos ir. Foi maravilhoso ver a cara de felicidade daquelas crianças, não ao receber várias dúzias de ovos, mas sim ao receber nosso carinho e calor humano. No final, acabamos achando muito bom, já que aprendemos muitas lições.
Em 2001, não repetimos nosso erro. Muito pelo contrário, demos flores para alguns aniversariantes, o que demonstrou um crescimento nosso. Então, no final do ano, resolvemos dar um Natal melhor para aquelas crianças. Recolhemos uma quantia em dinheiro, compramos brinquedos e alimentos e organizamos a ida. Foi uma ótima experiência, que nos ensinou muito.