Escorregador é atração do parquinho
O período de férias escolares é, para o Da Vinci, uma ocasião sempre aproveitada para realizar as obras de manutenção necessárias. Mas não é só isso: a cada ano, são feitas melhorias que têm por objetivo trazer mais qualidade de vida a alunos, professores e funcionários, durante o tempo em que permanecem na escola. “Estamos na escola a maior parte do nosso dia, por isso é preciso que este seja um ambiente de qualidade, que dê conforto e segurança aos alunos e aos profissionais da escola”, diz José Antônio Pignaton. A par com estas metas, a escola visa, em todas as pequenas ou grandes reformas, oferecer a todos, cada vez mais, um espaço em que haja tranqüilidade e integração com a natureza.
Atividade dirigida na Sala de Jogos
No intervalo entre os anos letivos de 2001 e 2002, algumas melhorias foram realizadas, como a continuação do trabalho gradual de revestimento dos prédios em azulejos nos tons branco, azul escuro e vermelho. Este trabalho está quase terminado. Foi feita também uma reforma no vestiário feminino, que além de embelezar o ambiente tornou-o mais confortável e mais asseado. Foram trocadas as divisórias de lambris de madeira por outras, de granito, enquanto as portas dos chuveiros e banheiros foram substituídas por peças em alumínio anodizado preto, com venezianas. Um espelho bem grande foi colocado no lugar dos espelhos menores que havia. O piso foi trocado, e novas bancadas e bancos de granito colocados.
Eles adoram brincar de casinha
O ponto alto das obras e melhorias é sem dúvida o novo Parquinho Infantil de recreação, que já está sento utilizado pelo Infantil e turmas menores do Fundamental I. O conjunto do parque é colorido, e os brinquedos são maiores, oferecendo mais segurança. Há ali gangorra, escadas, tobogã em espiral, escorregadores, túneis, casinhas cobertas. Cada grupo de crianças escolhe o seu espaço preferido, durante o recreio, em atividades livres – porém com o acompanhamento de adultos. Nas horas estabelecidas para recreação, o parquinho é usado de forma mais dirigida, em brincadeiras planejadas pelas professoras. O material dos brinquedos é o PVC de alta densidade, que suporta bastante peso.
A natureza aqui é preservada
Outra novidade é a Sala de Jogos. Já existia uma sala reservada para jogos, que ficava no prédio do refeitório, onde hoje está a sala dos professores. Mas a escola decidiu oferecer aos alunos um espaço mais apropriado, bem iluminado – com luz natural – e com paredes e piso mais fáceis de manter limpos. Na nova sala, os meninos geralmente se sentam juntos, e as meninas formam outro grupo, na outra mesa. Nessa idade, eles gostam de jogar com os coleguinhas do mesmo sexo”, explica a professora Eliane, que hoje está aqui com a turma do 2º ano Integral. A professora dirige uma atividade que envolve jogo e desenho. A concentração dos alunos é surpreendente. “A sala é usada também pelos alunos que já terminaram suas tarefas em sala de aula, ou que estão no recreio, e passam por aqui para escolher uma das dezenas de opções de jogos.
Os jogos podem ser levados para fora da sala, em determinadas ocasiões. Alguns alunos se juntam num banquinho para jogar, na hora do recreio. Interessante notar que eles estão tendo uma atividade lúdica, porém educativa, e cercados por uma natureza bem cuidada e preservada. Pássaros alegram o ambiente, num viveiro onde se vêem aves exóticas assim como os pássaros brasileiros mais conhecidos, alguns deles representantes de espécies que já estiveram ameaçadas de extinção. E os alunos têm ainda a visão sempre pacificadora das árvores e a proteção das sombras da mata que cerca a escola. Este pedacinho de Mata Atlântica é preservado com extrema atenção pela escola. Combina e faz parte de tudo o que a escola deseja passar a seus alunos como bagagem formadora de suas personalidades para o resto de suas vidas: cidadania, preservação da natureza, preocupação participativa com o futuro.
O gerador garante energia
Uma das funções da escola é providenciar para que nada possa interromper ou prejudicar as atividades escolares. Quando houve a crise de energia, a preocupação da escola com os horários de aula, com a segurança dos alunos e com a manutenção da rotina diária escolar levou a direção a adquirir e instalar um gerador de energia de alta potência e última geração. O funcionário Marcos, da Manutenção, mostra o equipamento, com motor CUMMINS da Grupos Geradores Stemac, capaz de gerar 230KVA. “Já houve falta de energia da Escelsa este ano, e na escola nada parou”, diz Marcos. A energia gerada aqui, com uso de óleo diesel, é suficiente para manter toda a escola em funcionamento durante o tempo que for necessário. Agora, a crise parece ter passado, mas... se, e quando, houver necessidade, o gerador entrará em ação novamente.