Exercício, o conselho dos especialistas
Eles formam um time de respeitados professores de Educação Física, treinadores de atletas da musculação e donos de academias: Rodney César Rodrigues, da Universidade Gama Filho; Fábio Venturini, da Ufes e da Academia Renata Pacheco; Sérgio Rufino, professor de ginástica localizada e Luiz Carlos Chiesa, da UFES, dono de academia e autor de livros adotados em escolas e faculdades. A palestra que apresentaram no anfiteatro do
Centro Educacional Leonardo da Vinci, sobre musculação, exercícios físicos e drogas – entendendo-se aqui os produtos que potencializam os resultados do exercício físico, mas trazem sérios efeitos colaterais – teve ótima repercussão entre os alunos. A participação foi total, as perguntas mostravam o grau de informação que os jovens já possuem, e as dúvidas deles, que são também questionamentos da sociedade.
Esse time de especialistas foi convidado pela equipe de Educação Física da escola, e pela direção, para falar sobre este assunto devido ao grande interesse que essas questões provocam. O primeiro a falar, Rodney, discorreu sobre Musculação e Qualidade de Vida, colocando essa atividade física como uma das alternativas mais saudáveis da ampla gama de opções que se tem hoje em dia. “Aparelhos ajudam no desenvolvimento da atividade, e é assim também com outros recursos, como os suplementos alimentares, mas é preciso estar atento”, disse Rodney, passando já a palavra ao professor Fábio Venturini, que abordou o tema “Como alcançar níveis excelentes de hipertrofia de forma natural”. Para este especialista, existem formas naturais e muito eficazes de conseguir excelente forma física sem ter de recorrer a medicamentos ou drogas.
Outro conselho: conhecer bem a academia
Toda essa questão é sempre muito discutida entre os jovens, em suas conversas dentro e fora da escola. A aproximação deles de profissionais que conhecem o assunto, professores e treinadores de atletas, faz com que desmistifiquem alguns conceitos e se informem melhor. O tema “Verdades e mentiras sobre suplementos alimentares”, abordado por Sérgio Rufino, esclareceu uma série de questões que os alunos levantaram. O anfiteatro do Da Vinci estava lotado, o interesse de todos se mostrava na grande participação, nas perguntas feitas e também no modo como os alunos recebiam algumas observações mais informais dos palestrantes.
O professor Luiz Carlos Chiesa atraiu a atenção de todos com uma postura menos formal, falando com muita sinceridade, com base na experiência de anos de trabalho. Em certos momentos, houve descontração e sorrisos. Em outros, uma expressão séria tomava conta dos rostos dos jovens. Chiesa mostrou os equívocos de alguns conceitos muito difundidos sobre as drogas que aumentam a massa muscular. “Importante é estar nas mãos de bons profissionais, que prescrevam e acompanhem atividades físicas adequadas à idade, herança genética e objetivos da pessoa”, disse Chiesa.