Alunas Fernanda, Luiza e Marina entregam projetos
Foram entregues em 25/3/2002 ao Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo (CEC-ES) os projetos de restauração da residência e da capela da família Lambert, em Santa Teresa (ES), que fazem parte dos planos do
Centro Educacional Leonardo da Vinci apresentados à Rede PEA-UNESCO em 2001.
Projeto sociocultural, foi lançado com a participação de alunos voluntários dos 1os anos de 2001, organizados administrativamente e apoiados por profissionais do Da Vinci. Inicialmente concebido para conscientizar a sociedade e autoridades da importância da preservação dos imóveis, símbolos da colonização italiana, e importantes para o turismo da cidade, o “grito” foi substituído por empreendimento mais concreto, que resultou nos trabalhos agora submetidos à aprovação daquele Conselho.
Foi convidada a
UNIVIX, para que, voluntariamente, com seus alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, realizassem os estudos, levantamentos necessários à elaboração do projeto de restauração da residência. Coordenados e orientados pelas professoras Maria Izabel Perini Muniz, Maria Cristina Coelho Duarte e Fabíola Lyra, os alunos viajaram por diversas vezes à Santa Teresa, onde registraram a situação atual através de medições, desenhos e argumentos, que, reunidos, resultaram em encadernação com 15 desenhos em A3 com o Levantamento Arquitetônico, 12 desenhos em A3 com o Projeto Arquitetônico de Restauração, além de toda a descrição escrita e fotografada, e, a final, Proposta de Intervenção.
A capela, um marco arquitetônico
Também convidada a arquiteta Aline Miceli para a elaboração do projeto da Capela de Nossa Senhora da Conceição, que, como a residência, é tombada pelo Conselho Estadual de Cultura. Erguida em 1890, a capela abriga o retábulo e a imagem talhada em madeira pelos irmãos Lambert. O teto abobadado mostra a maestria dos construtores, considerando-se as condições da época. O trabalho da Arquiteta resultou em volume com 5 desenhos em A3 com o Levantamento Arquitetônico e outros 5 com o Projeto de Restauração. Fartamente ilustrado com fotografias, o trabalho mostra a necessidade de recuperação do imóvel e as interferências sofridas pela construção de outros imóveis na área de entorno.
Para a realização das viagens e coberturas de diversos custos decorrentes dos trabalhos, os alunos do Da Vinci obtiveram recursos a partir de Livros de Ouro, um em Vitória e outro em Santa Teresa.
Já foram obtidas, também, as autorizações dos familiares para as interferências nos imóveis, o que será feito sempre em comum acordo.
"Veteranos" e seus sucessores no Projeto
Iniciado pelos alunos dos 1os anos de 2001, agora nos 2os , quando se dedicam à realização de peças teatrais, o projeto terá continuidade pela adesão dos alunos dos 1os anos de 2002, sucessores eleitos por seus colegas “mais velhos”.
Próxima investida será a busca de recursos para a realização das obras de restauração.
Todos trabalhando em caráter voluntário, alunos e profissionais, mostraram ser possível a transformação de ideais em realidade, quando há a dedicação, seriedade e alguma doação.
Parabéns a todos os participantes!