Capa: "Morro da Favela", de Tarsila
LEONARDO EM REVISTA chega ao sexto número. A publicação é semestral e pretende envolver educadores, pedagogos e profissionais ligados à educação na discussão de questões educacionais. Na capa deste número, detalhe da obra "Morro da Favela", de Tarsila do Amaral. A revista pode ser encontrada na Recepção Da Vinci.
O sexto número de LEONARDO EM REVISTA convida os leitores a reflexões (não exatamente novas, mas essenciais) sobre faces do universo educacional, esse sempre desafio para todos os envolvidos. Aos que vêm acompanhando a trajetória dessa publicação e aos novos leitores, o convite para o diálogo: as questões que aqui são levantadas merecem toda a sagacidade que pudermos colocar nas nossas perguntas.
LEONARDO EM REVISTA nº 6 apresenta-se, nas palavras do editorial, como “um mosaico de vozes internas e externas, as quais, em uníssono, dão contorno mais a inquietações e à diversidade do que a soluções ou paradigmas”. Eis alguns dos artigos publicados neste número da revista:
Voluntariado na prática
Entrevista com Luíza Rabello Laignier
- Escolhida como representante do Da Vinci no “Fórum Internacional sobre Preservação”, evento da UNESCO sediado pelo Paraguai, a aluna Luíza Rabello Laignier relata sua participação e pontua expectativas acerca dos temas voluntariado e preservação.
Formação ética e moral
por Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton
- “Educar é impregnar de sentido as ações da vivência. Ser educado é construir significado para as (con)vivências”. Fazendo dialogar práticas escolares/familiares e referenciais teóricos em educação, Maria Helena traduz em necessidades cotidianas urgentes alguns dos pilares da formação humana.
Uma cena de cidadania
por Maria Auxiliadora Solero Caiafa Freire
- Projeto “Cidadania em Cena” - Relato de vivência educacional significativa para todos os envolvidos, o artigo da professora Maria Auxiliadora contempla, além de importantes reflexões teóricas, falas de alunos participantes do Projeto “Cidadania em Cena” acerca das lições aprendidas.
Participação – Congresso Saber
por Luciano Machado Couto e Paulo de Tarso Rezende Ayub
- Mediadores de disciplinas diversificadas oferecidas aos alunos do Ensino Médio, Luciano e Paulo de Tarso sintetizam sua participação como convidados do V Congresso Saber (São Paulo, 2001), onde expuseram estrutura e reflexões em torno dos projetos “INCOMEX” e “Sexualidade – fatos e mitos”.
Em foco
A escola e a “territorialização” da ação educativa
por Rui Canário
- Artigo escrito especialmente para LEONARDO EM REVISTA – aborda a necessária interação escola-mundo, desenvolvendo, entre outros, o pensamento de que “a aprendizagem implica sempre uma tripla relação: com os outros, com o mundo e consigo mesmo”.
Perspectiva - Redirecionando o olhar
por Marta Freire Moreira e Ângela Maria das Neves Nogueira
- Educadoras que atuam em escolas multi-seriadas da rede estadual em Anchieta, Espírito Santo, as professoras compartilham sua aprendizagem – a partir do encontro com Rui Canário, no Da Vinci. As escolas de meio rural podem ser uma oportunidade educacional.
Comunidade - Oratórios, capelas e igrejas
por Antônio Ângelo Zurlo
- O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Teresa, Antônio Ângelo Zurlo, comenta a iniciativa do Da Vinci que resultou na publicação do livro “Oratórios, capelas e igrejas de Santa Teresa”.
RESENHAS
por Leila Rentroia Iannone
Competências e habilidades - resenha do livro “O pensamento parece uma coisa à-toa”, de Paulo Afonso Caruso Ronca e Cleide do Amaral Terzi
(Editora Edesplan).
Formação sem fronteiras - resenha do trabalho de Cecília Warschauer – “Rodas em rede”, lançamento da Editora Paz e Terra.
Envolvimento tecnológico - resenha do livro “Tecnologias do conhecimento”, de Ladislau Dowbor (Editora Vozes).
NÚMEROS ANTERIORES
18/09/2001 - Leonardo em Revista - Ano IV - nº 5
20/03/2001 - Leonardo em Revista - Ano III - nº 4
24/08/2000 - Leonardo em Revista - Ano II - nº 3
14/03/2000 - Leonardo em Revista - Ano II - nº 2
11/08/1999 - Leonardo em Revista - Ano I - nº 1