Como acontece todos os anos, na Semana do Livro - uma data comemorativa de âmbito nacional -, é realizada no Da Vinci a Feira do Livro. Um mundo de opções em publicações, com histórias de ficção ou retratando a realidade, desperta a imaginação dos nossos alunos. Como parte das comemorações, e no sentido de despertar a curiosidade e o interesse pela leitura, foi convidado o ator e músico Fabiano Moraes, para contar histórias para as turmas do Infantil e Fundamental I, levadas pelas professoras ao auditório. As crianças aplaudiram a performance do ator e as histórias recheadas de suspense e humor.
O objetivo: tornar a leitura um hábito
Na midiateca, organizada por Sandra e Néia, a Feira do Livro ocupou o ambiente da biblioteca. Foram colocados displays e mesinhas redondas cheios de publicações. A mostra reuniu também dezenas de jogos e vídeos, mas os livros é que foram mais procurados pelas crianças.
A seção de jogos foi muito procurada
Todo ano, as editoras Companhia das Letras (também livraria) e Cultura Infantil são convidadas a fazer uma parceria com a escola na realização da feira. Elas enviaram publicações de todo tipo, sempre voltadas para o público infanto-juvenil. Na sala da midiateca, quatro funcionárias das editoras não paravam de preencher pedidos de livros escolhidos pelos alunos, e adquiridos por eles com descontos durante a realização do evento. As professoras acompanhavam seus alunos, orientando-os em suas escolhas.
A feira oferece livros de caráter informativo ou científico, juntamente com os de ficção, histórias infantis tradicionais, contos antigos e modernos, fotografias sobre temas interessantes, mapas, assuntos técnicos colocados ao alcance do mundo infantil e outras alternativas.
Diversidade de temas e títulos atrai alunos
Os jogos em exposição na feira foram selecionados entre os mais adequados às faixas etárias do Infantil e Fundamental I – primeira a quarta série. Os vídeos também foram escolhidos entre aqueles que podem ser significativos para os alunos e que trazem contribuições ao seu desenvolvimento cultural.
No auditório, as crianças encontraram um motivo a mais para buscar a leitura como forma de diversão ou de aquisição de conhecimentos. A maneira direta, simples, porém muito divertida, com que o contador de histórias Fabiano vai apresentando seus contos, faz a meninada vibrar. Ele veste roupas engraçadas, apresenta bonecos de pano, anda com uma bengala imitando um velhinho, ou então coloca chapéus diferentes, tudo como forma de atrair a atenção e dar vida aos personagens das histórias. O contador faz perguntas que os alunos se apressam em responder. Fabiano toca o violão e canta, fazendo com que os alunos se integrem no coro da canção, repetindo refrões. Os alunos adoram. Respondem às perguntas do ator, batem palmas. Esta atitude participativa mostra que este tipo de atividade pedagógica alcança o objetivo de atrair a atenção do aluno, fazê-lo pensar e adquirir o hábito da leitura.