No dia 24 de maio de 2002, o professor e psicólogo escolar Yves de La Taille esteve no Centro Educacional Leonardo da Vinci, convidando-nos, mais uma vez, a acompanhar suas reflexões sobre o desenvolvimento moral e ético do ser humano.
Durante as palestras para pais e professores, Yves de La Taille desenvolveu suas idéias acerca da “moral” e da “ética” – conceituações sempre bem vindas, ainda que já conhecidas dos leitores/ouvintes de Yves. {12101}
Sinônimas na origem, tais palavras trazem heranças do latim e do grego que possibilitam atribuir-se-lhes significados diferentes. Segundo o palestrante, é perfeitamente lícito usar as duas palavras como sinônimas. No entanto, é possível fazer a diferenciação que La Taille propõe: a moral, entendida como um conjunto de normas de conduta – regras prescritivas, leis que traduzem deveres –, pode ser
representada pela pergunta “Como devo agir?”. Já a ética aborda o tema da felicidade, quando pergunta “Como eu quero viver?”, “Como ser feliz?”, “Quem eu quero ser?”.
Tais perguntas estão estreitamente relacionadas com as atitudes dos jovens que angustiam tanto a escola quanto a família – indisciplina, falta de motivação, desrespeito, falta de limites.
Pais e mães Da Vinci acompanharam as reflexões
Segundo Yves, tais atitudes estão relacionadas à falta de projetos. Para tornar mais felizes as pessoas é imprescindível que se faça o resgate das virtudes, que devem ser desenvolvidas nas crianças e nos jovens junto a concepções de caráter.Yves de La Taille analisa o que chama de “as peças do jogo do desenvolvimento moral” – sentimentos que vão surgindo no despertar do senso moral e se consolidando na construção da autonomia, e aos quais tanto a escola quanto a família devem estar atentos, permanentemente.
Professores ouvem Yves no anfiteatro
O roteiro impecável de Yves de La Taille leva à conclusão de que sem um projeto de vida, no qual esteja embutida uma hierarquia de valores, não há ética, o que deixa enfraquecida qualquer tentativa de educação moral. É urgente, portanto, que os jovens sejam orientados a pensar sobre valores humanos, caminho que o Da Vinci vem trilhando ao longo de seus doze anos.
Leia sobre a palestra de Yves em 2001.