O Centro Educacional Leonardo da Vinci e o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES) estabelecem, cada um em seu leque de atuação e guardadas as proporções em termos de agentes educativos, projetos de trabalho e públicos-alvo, uma parceria permanente (apesar de assistemática) em torno da preservação da memória cultural do Espírito Santo e valorização das potencialidades locais. É comum a participação de consócios do Instituto em “nosso” programa interno de formação de professores ou em projetos pedagógico-educativos que pretendam desenvolver, nos sujeitos do conhecimento, olhar crítico-analítico sobre as potencialidades do Estado, em especial sob as perspectivas científica e artística. Esse espírito de atuação ganha agora novo alento, com a integração de dois de nossos sujeitos educativos aos quadros do Instituto, programada a posse oficial para 12/06/2002.
O primeiro deles, Victor Humberto Salviato Biasutti, atua como Diretor Administrativo há sete anos e investe sobremodo em sua constituição como agente educativo e pesquisador. Um marco dessa trajetória deu-se com a coordenação assumida em relação à pesquisa e publicação da obra “Oratórios, capelas e igrejas do Município de Santa Teresa”, uma iniciativa do Da Vinci vinculada ao ideário da UNESCO/RedePEA - Programa de Escolas Associadas. Na conclusão do referido livro, consta em detalhes o ofício de semeador e construtor exercido pelo novo consócio do IHGES, comprovando seu potencial para atuar naquela entidade, sistematizando o que já faz em tantas oportunidades, voluntária e assistematicamente. Envolvido com a coordenação de projetos de resgate da memória cultural e valorização do patrimônio do Espírito Santo, sem falar na larga experiência adquirida como planejador das Viagens Acadêmicas da Vinci, Victor deverá edificar uma “ponte” entre as margens do Da Vinci e do Instituto, a exemplo de como age em relação à sala de aula, fazendo-a extrapolar o modelo cristalizado de “entre quatro paredes” para alcançar outras dimensões.
O segundo deles, Joelmo Jorge Costa, é “nosso” professor de Geografia nos Ensinos Fundamental e Médio há três anos e, desde sua incorporação à escola, já mostrou um olhar diferenciado frente ao Espírito Santo, incorporando as singularidades locais aos seus projetos educativos e despertando nos alunos consciência crítica perante as potencialidades e dificuldades do Estado, em tantos terrenos do conhecimento. Carioca de origem, mas “capixaba de coração”, eis um sujeito educativo inquieto, que pesquisa o entorno da escola; ministra curso sobre a identidade capixaba em programa interno de formação de professores; propõe iniciativas pedagógico-educativas sobre o Espírito Santo. A esse propósito, idealizou e mediou, no ano de 2001, a disciplina diversificada intitulada “Vitória: aqui é meu lugar”, que será repetida neste ano letivo, devido ao êxito alcançado com o primeiro grupo-classe. Além disso, Joelmo agrega forças em torno de projetos de pesquisa, trazendo, para interagirem no Da Vinci, sujeitos educativos externos que apresentam coerência de pensamento com nosso ideário educativo e ação pedagógica.
Esperamos que a atuação dos dois sujeitos educativos no Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo crie novas oportunidades de parceria e reflita favoravelmente na sociedade local e na comunidade Da Vinci, tanto pela habilidade que demonstram em fazer as instituições extrapolarem seus muros, quanto para estimular outros potenciais internos a darem contribuição mais efetiva sob os pontos de vista cultural e científico. A contar pelo seu empenho em projetos voluntários e iniciativas acadêmicas no Da Vinci, bem como na realização de trabalhos de campo, a dupla de novos “imortais” abre uma frente de atuação que não se acomodará perante alguns limites instituídos nem se renderá à primeira porta fechada.